Por José Carlos Figueiredo Silva-Portugal – O ar em movimento
A circulação geral da atmosfera.
A variação do ângulo de incidência dos raios solares à superfície, entre as zonas polares onde é tangencial, e as zonas equatoriais onde é perpendicular, provoca grandes diferenças de temperatura e como tal faixas de pressão localizadas , responsáveis pelos vários climas do globo.
– Altas pressões polares – Baixas temperaturas / Ar muito denso / Altas pressões de origem térmica.
– Baixas pressões subpolares – Movimento de compensação ascendente / Ar pouco denso / Baixas pressões de origem dinâmica.
– Altas pressões subtropicais – Movimento de compensação descendente / Ar denso / Altas pressões de origem ca.
O ar em movimento – vôo livre- Baixas pressões equatoriais – Altas temperaturas / Ar muito pouco denso / Baixas pressões de origem térmica, variação da pressão à superfície é representada nas chamadas “Cartas Meteorológicas”, através de linhas isóbaras que unem pontos de igual pressão, definindo campos e núcleos de pressão.
Os núcleos de pressão denominam-se consoante esta diminua ou aumente para o centro, respectivamente:
Baixa pressão ou Depressão, e Alta pressão ou Anticiclone.
No Anticiclone o movimento do ar é descendente expandindo-se à superfície, enquanto na Depressão movimento é ascendente concentrando-se à superfície.
O ar em movimento – vôo livre
Pela ação do diferencial de pressões, juntamente com o efeito de Coriolis gerado pelo movimento de rotação da Terra, o ar circula das altas para as baixas pressões, em espiral ao longo das lsóbaras, com um desvio no sentido da depressão.
No hemisfério norte o ar circula no Anticiclone como a enroscar um parafuso e na Depressão como a desenroscar, enquanto no hemisfério sul o sentido de rotação se inverte.
Sistemas frontais:
No seu movimento, as massas de ar de diferentes características de temperatura , pressão e humidade, encontram-se, dando origem ao chamado sistema frontal, que é composto, de um modo geral, por uma frente fria, o motor do sistema, e uma frente quente que a antecede.
O ar em movimento – vôo livreA faixa onde o ar mais frio e denso embate na massa de ar temperado e menos denso, empurrando-a em forma de cunha e obrigando-a a subir, designa-se por frente fria.
A faixa onde a massa de ar temperado volta a ter contacto com ar mais frio e denso, sendo assim forçado a subir também em forma de cunha, designa-se por frente quente.
Quando ambas as frentes se encontram à superfície, na fase final do sistema , diz-se que estamos em presença de uma oclusão ou frente oclusa.
As nuvens:
O choque de massas de ar húmidas, secas e quentes ou frias, através de processos de condensação do vapor de água por saturação de humidade, dá origem à formação de nebulosidade de diferentes tipos e formas.
O ar em movimento – vôo livreClassificação das nuvens:
a. Nuvens altas – 6000 a 12000 metros:
– Cirros (Ci)
-Cirrocúmulos (Cc)
-Cirrostratos (Cs)
b. Nuvens médias – 2000 a 6000 metros:
– Altocúmulos (Ac)
– Altostratos (As)
c. Nuvens baixas – Solo a 2000 metros:
– Estratocumulos (Sc)
– Estratos (St)
– Nimbostratos (Ns)
d.Nuvens de desenvolvimento vertical 500 a 12000 metros: – Cúmulos (Cu):
– Cúmulos humilis.
– Cúmulos mediocrls – Cúmulos conjestus – Cumulonimbos (Cb)
As nuvens de desenvolvimento vertical ,são as que maior importância têm para o voo, uma vez que materializam as maiores massas de ar ascendente, possibilitando-nos a sua visualização e assim evitando ou facilitando, no caso dos cúmulos, o seu aproveitamento.
A forma e desenvolvimento destas nuvens permite-nos avaliar a força ou dimensão das ascendentes, evidenciando eventuais perigos com turbulências demasiado violentas para o parapente, como os Cúmulos conjestus ou Cumulonimbos que são nuvens de grande desenvolvimento.
Estes 2 tipos de cúmulos representam um perigo mortal para o parapentista, pelo que não deve de modo nenhum voar em dias de forte instabilidade.
Ar estável e instável:
De um modo geral um dia calmo, ideal para o voo tranquilo, que apresente ar estável, está associado a situações Anticiclónicas, às horas do dia de menor calor e a locais junto ao mar.
Veja outras informações sobre nuvens na sessão Meteorologia aqui no Guia 4 Ventos