O ar em movimento

Por José Carlos Figueiredo Silva-Portugal – O ar em movimento

A circulação geral da atmosfera.

A variação do ângulo de incidência dos raios solares à superfície, entre as zonas polares onde é tangencial, e as zonas equatoriais onde é perpendicular, provoca grandes diferenças de temperatura e como tal faixas de pressão localizadas , responsáveis pelos vários climas do globo.



– Altas pressões polares – Baixas temperaturas / Ar muito denso / Altas pressões de origem térmica.

– Baixas pressões subpolares – Movimento de compensação ascendente / Ar pouco denso / Baixas pressões de origem dinâmica.

– Altas pressões subtropicais – Movimento de compensação descendente / Ar denso / Altas pressões de origem ca.

O ar em movimento – vôo livre- Baixas pressões equatoriais – Altas temperaturas / Ar muito pouco denso / Baixas pressões de origem térmica, variação da pressão à superfície é representada nas chamadas “Cartas Meteorológicas”, através de linhas isóbaras que unem pontos de igual pressão, definindo campos e núcleos de pressão.



Os núcleos de pressão denominam-se consoante esta diminua ou aumente para o centro, respectivamente:

Baixa pressão ou Depressão, e Alta pressão ou Anticiclone.

No Anticiclone o movimento do ar é descendente expandindo-se à superfície, enquanto na Depressão movimento é ascendente concentrando-se à superfície.

O ar em movimento – vôo livre

Pela ação do diferencial de pressões, juntamente com o efeito de Coriolis gerado pelo movimento de rotação da Terra, o ar circula das altas para as baixas pressões, em espiral ao longo das lsóbaras, com um desvio no sentido da depressão.

No hemisfério norte o ar circula no Anticiclone como a enroscar um parafuso e na Depressão como a desenroscar, enquanto no hemisfério sul o sentido de rotação se inverte.

Sistemas frontais:

No seu movimento, as massas de ar de diferentes características de temperatura , pressão e humidade, encontram-se, dando origem ao chamado sistema frontal, que é composto, de um modo geral, por uma frente fria, o motor do sistema, e uma frente quente que a antecede.

O ar em movimento – vôo livreA faixa onde o ar mais frio e denso embate na massa de ar temperado e menos denso, empurrando-a em forma de cunha e obrigando-a a subir, designa-se por frente fria.

A faixa onde a massa de ar temperado volta a ter contacto com ar mais frio e denso, sendo assim forçado a subir também em forma de cunha, designa-se por frente quente.

Quando ambas as frentes se encontram à superfície, na fase final do sistema , diz-se que estamos em presença de uma oclusão ou frente oclusa.



As nuvens:

O choque de massas de ar húmidas, secas e quentes ou frias, através de processos de condensação do vapor de água por saturação de humidade, dá origem à formação de nebulosidade de diferentes tipos e formas.

O ar em movimento – vôo livreClassificação das nuvens:

a. Nuvens altas – 6000 a 12000 metros:

– Cirros (Ci)

-Cirrocúmulos (Cc)

-Cirrostratos (Cs)

b. Nuvens médias – 2000 a 6000 metros:

– Altocúmulos (Ac)

– Altostratos (As)

c. Nuvens baixas – Solo a 2000 metros:

– Estratocumulos (Sc)

– Estratos (St)

– Nimbostratos (Ns)

d.Nuvens de desenvolvimento vertical 500 a 12000 metros: – Cúmulos (Cu):

– Cúmulos humilis.

– Cúmulos mediocrls – Cúmulos conjestus – Cumulonimbos (Cb)

As nuvens de desenvolvimento vertical ,são as que maior importância têm para o voo, uma vez que materializam as maiores massas de ar ascendente, possibilitando-nos a sua visualização e assim evitando ou facilitando, no caso dos cúmulos, o seu aproveitamento.

A forma e desenvolvimento destas nuvens permite-nos avaliar a força ou dimensão das ascendentes, evidenciando eventuais perigos com turbulências demasiado violentas para o parapente, como os Cúmulos conjestus ou Cumulonimbos que são nuvens de grande desenvolvimento.

Estes 2 tipos de cúmulos representam um perigo mortal para o parapentista, pelo que não deve de modo nenhum voar em dias de forte instabilidade.



Ar estável e instável:

De um modo geral um dia calmo, ideal para o voo tranquilo, que apresente ar estável, está associado a situações Anticiclónicas, às horas do dia de menor calor e a locais junto ao mar.

Veja outras informações sobre nuvens na sessão Meteorologia aqui no Guia 4 Ventos

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