Juiz de Fora – Rampa do Caeté – MG

Altitude: 819m

Desnível: 220m

Quadrante: N (norte), NE (nordeste), NW (noroeste)

Local – Rampa do Caeté – Juiz de Fora – MG

WayPoint:21°47’11” S 43°16’59” (-21.786557528720138, -43.28190150946748).

Acesso: Pela Rodovia BR 267, já dentro da cidade de Juiz de Fora, após o número 2.550, pegar a direita para a Estrada de Caeté, na saída da rotatoria, no bairro Floresta, seguir por 2 km e entrar a direita em estrada de pedra sabão. Virar a direita no alto do morro passando pela porteira e continuar subindo até a rampa, qualquer carro chega na rampa, estrada bem cuidada. A Rampa é particular (sem taxa de voo), porém entre em contato com o telefone (32) 99116- 3850 (Leonardo), para obter a senha do cadeado da porteira de entrada e outras informações relacionadas ao zelo do local.

Decolagem: Rampa natural, decolagem ampla e gramada. Local para descanso e estacionamento de carro.  A rampa esta em fase final de regulamentção de NOTAN.

Pouso: Pouso em local plano e amplo, a frente da rampa no fundo do vale. Opção de pouso na própria rampa.

Melhor Época: De setembro a abril, porém com possibilidade de voo durante todo o ano.

Clube Responsável: Associação de Voo Livre de Juiz de Fora.

Prós: Bons voos de Lift,, térmicas e XC. Termicas residentes a esquerda, a frente e a direita da rampa. Local usado tambem como escola  de voo. Restaurante e pousada atrás da rampa.

Contras: Rampa com baixo desnível, 215m. Com relação a riscos no voo, não ha risco eminente voando em direção ao pouso oficial. Da para pousar na rampa tambem. Mas em dias de vento mais forte há um pequeno venture a direita da rampa que canaliza bem quando o vento esta N (norte). E bem abaixo da rampa, acompanhando o paredão, a uma linha de eucaliptos bem baixo e que se distância um pouco do relevo a esquerda da rampa. Este pode ser um problema se o piloto ficar baixo entre a parede e os eucaliptos, mas mesmo assim da para pousar lateralmente a encosta.

Decolando e indo direto para o pouso não ha risco. Voando lift mantendo-se a altura da rampa para mais não ha risco. E o voo termico dentro do vale é muito bom.

Recordes: 172.7 km do piloto Gustavo Alves Russi, voando Flow XC Racer MI, em 03/02/2021. Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações gerais: A cidade de Juiz de Fora é polo na região da Zona da Mata, com mais de 500mil habitantes. Ótima infra estrutura hoteleira e de restaurantes.

Informações por: Leonardo Fonseca Morais.

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa
Previsão meteorológica
Achou algum erro ou informação desatualizada?

    Outras rampas de voo livreMinas Gerais

    Pin It on Pinterest