Ground handling – Treinando no chão

[rank_math_breadcrumb]

Procure um belo campo aberto e passe uma hora ou duas inflando e treinando as técnicas de decolagem de frente e de costas.

Uma vez que já tenha dominado o básico, não se envergonhe, experimente, brinque e aprenda como se recuperar de todos os tipos de situação.

Mike Kung é provavelmente o melhor “ground handler” do mundo, ele tem levado o controle a outros domínios e posso dizer como é impressionante vê-lo azucrinar na decolagem, tocando a rampa onde quer.

Sua compreensão sobre o que puxar, quanto e quando é impecável. Tem muitos conselhos que eu poderia dar, mas acho que o melhor e mais importante é: SEJA SUAVE. É muito simples de entender.



Se seus comandos (nos tirantes, freios e selete) são suaves e progressivos, a vela reagirá da mesma forma, suave e previsível, se, entretanto, você for rude nos comandos, a vela ficara mais difícil de controlar e reagindo imprevisivelmente.

IMAGINE A VELA COMO SENDO UMA EXTENSAO DE SEU CORPO.

Não tenha medo de deslocar o corpo para frente e para trás, de um lado para outro, a fim de manter-se sob o centro do velame. Inflar sua vela no solo é muito mais difícil que sair voando com ela.

Então, além de ser um bom treino de decolagem, ira ajudá-lo em todos os aspectos do seu vôo, fazendo isto regularmente, você logo chegara na decolagem confiante de que tem o total controle e de que fará uma decolagem perfeita.

Sentir-se confiante é o melhor jeito de começar um vôo, pois significa que todo o resto será bom.

No ar, suas novas habilidades adquiridas o ajudarão a ficar mais sensível com os controles e mais atento aos movimentos da vela.

Ficara mais fácil relaxar e quando se esta relaxado e confiante geralmente são tomadas decisões corretas, tudo isso acrescenta mais prazer a um piloto melhor e mais seguro. Isto significa que você deve praticar e com regularidade até que se torne natural.

Só uma vez já ajudara um pouco, mas você se surpreendera com o que dez sessões poderão fazer: uma transformação. Pessoalmente gosto de inflar as velas.



Envolvido com desenhos e testes, faço isto aos montes e sei que certamente ajuda muito em meu vôo.

Então, manda ver e não fique frustrado se estiver brigando muito, continue até pegar o jeito.Boa sorte e que você seja bem sucedido nos “ground handlings”.

Não esqueça de usar capacete.

Herik Mauerberg

Parapente-Goias