Santa Bárbara do Tugúrio – Rampa Vale do Japão – MG

Altitude: 1.225m

Desnível: 510m

Quadrante: NE (nordeste).

Local: Rampa Vale do Japão – Santa Bárbara do Tugúrio – MG

WayPoint: 21°18’14.7″S 43°32’55.5″W (-21.304078, -43.548741).

Acesso: A rampa esta localizada no Campestre 2, lugarejo que fica a 3 quilômetros da BR 040, a estrada é de terra, em boas condições e possui um trafego razoável de veículos.  O melhor acesso é por Barbacena, MG, para quem vem pela BR 040, sentido a Brasilia DF, entre à direita após o km 726 enfrente ao retorno e para quem vem pela BR 040 sentido ao Rio de Janeiro RJ, após o km 725 faça o retorno e entre na primeira à direita. Siga pela via principal até o Campestre 2, no lugarejo peça informações de como chegar na casa do Sr. Raimundo ou Sr. Moacir, ou perguntar pelo local onde se voa de parapente ou asa delta.

Decolagem: Rampa natural. O terreno da decolagem é uma área particular e pertence ao Sr. Raimundo, para acessar tem de passar pelo terreno do Sr. Donizete. Os veículos chegam próximo a rampa, depois tem uma subida mediana de aproximadamente 200 metros. A decolagem é pelo quadrante NE, sendo possível decolar com o vento Norte e Leste se estiverem fracos. É proibido subir até a rampa com veículos e deixar as porteiras abertas.

Pouso: O pouso oficial fica na comunidade do Japão, o acesso pode ser feito pela Cidade de Santa Bárbara do Tugúrio e por outras duas vias que saem da rampa, porém é bom se informar no local, porque na época de chuva essas vias ficam intransitáveis. Waypoint Pouso oficial: -21.295757, -43.520792.

Melhor Época: Possibilidade de voo o ano todo.

Clube Responsável: Clube Vertentes de Voo Livre.

Prós: Paisagem linda com duas cachoeiras, bom para voos de lift, térmicas e até um preguinho. Existe a possibilidade de pousar na Rampa.

Contras: Estrutura precária, falta divulgação e investimento no local. O problema das vias de acesso ao pouso pela rampa dificultam o resgate na época das chuvas.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações gerais: Santa Bárbara do Tugúrio oferece mais 2 opções de decolagens, a Rampa do Tinguá, decolagem para os quadrantes, E | NE | N | NW,  e a Rampa da Escada da Penitência com decolagens para os quadrantes E | SE | S | SW | W.

Informações por: Gustavo Cimino

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de asa delta e parapente em Minas Gerais

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This