Santa Bárbara do Tugúrio – Rampa do Tinguá – MG

Altitude: 1.208m

Desnível: 560m

Quadrante: E (leste), NE (nordeste), N (norte), NW (noroeste).

Local: Rampa do Tinguá – Santa Bárbara do Tugúrio – MG

WayPoint: 21° 16′ 30.587″S 43° 34′ 40.08″W (-21.275163, -43.577800).

Acesso: A cidade de Santa Bárbara do Túgurio, fica localizada a aproximadamente 200km de capital Belo Horizonte. A rampa esta localizada na divisa com o município de Barbacena e apesar da rampa estar localizada em Santa Bárbara do Túgurio, o acesso a mesma não é feito por este município, sendo o acesso feito via Barbacena/Correia de Almeida. A rampa fica na localidade do Galego 2, a aproximadamente 7km da rodovia BR-040, com alguns trechos calçados, em boas condições e possui um trafego razoável de veículos. O melhor acesso é por Barbacena, MG. Para quem vem pela BR-040, sentido Brasilia, entre à direita após o km 726 em frente ao retorno. Para quem vem pela BR-040 sentido Rio de Janeiro, após o km 725 faça o retorno e entre na primeira à direita. Siga pela via principal até a localidade do Campestre 2, no lugarejo peça informações de como chegar na igreja do Galego 2, e de lá peça informações sobre onde mora o Sr. Irineu (waypoint -21.279757, -43.572635), proprietário do local, o acesso a rampa esta localizado nos fundos da casa dele. O terreno da decolagem é uma área particular, é necessário pedir autorização para o acesso a rampa.

Decolagem: Rampa natural. Os veículos chegam próximo à rampa, depois tem uma subida mediana de aproximadamente 200 metros. Os melhores quadrantes de decolagem são NO (Noroeste) N (Norte) NE (Nordeste) E (Leste), para decolagem Noroeste é preciso caminhar um pouco mais, seguindo a cerca do topo e passando por trás de uma pequena mata, de onde também se decola de todos os quadrantes citados anteriormente.

Pouso: O primeiro fica bem enfrente a rampa, (waypoint -21.263919, -43.565382), tem mais de 600 metros de extensão e esta ao lado da estrada, porém ATENÇÃO, tem um fio alto um pouco antes do pouso que requer atenção. Existem dois pousos oficiais além de vários alternativos entre esses. O segundo pouso (waypoint -21,254506, -43570459) é um pouco menor, tem aproximadamente 200 metros de extensão e é mais distante, porém sem fios. Existem outros pousos alternativos ao longo do caminho.

Melhor Época: Possibilidade de voo o ano todo, porém no período chuvoso o acesso fica comprometido.

Clube Responsável: Clube Vertentes de Voo Livre.

Prós: Paisagem linda ao lado direito a cachoeira do Tinguá, ao lado esquerdo a cachoeira do Sumidouro e do Ramalho e em frente a cidade de Santa Barbara do Tugúrio. Existe a possibilidade de pousar na rampa. Pousos grandes, ao lado da estrada e muito próximos a cidade.

Contras: Estrutura precária, falta divulgação e investimento no local, rampa sem estrada de acesso direto aos pousos oficiais, sendo necessário dar a volta pela rodovia, aproximadamente 28kms.

Recordes: Sem registro até o momento, 1º Voo realizado por Nelson Alexander Mena (Bolivian), em 19 de Junho de 2020.

Informações gerais: Opção de hospedagem em Correia de Almeida. A cidade faz parte da Estrada Real. Inúmeras cachoeiras e trilhas. Local muito bonito.

Santa Bárbara do Tugúrio oferece mais 2 opções de decolagens, a Rampa do Escada da Penitência, decolagem para os quadrantes, E (leste), SE (sudeste), S (sul), SW (sudoeste), W (oeste),  e a Rampa do Vale do Japão com decolagem para o quadrantes NE.

Informações por: Gustavo Cimino.

Última atualização em: Agosto de 2020

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de asa delta e parapente em Minas Gerais

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This