Várzea da Palma – Rampa do Carmo – MG

Altitude: 770m

Desnível: 200m

Quadrante: NE (nordeste), E (leste) e SE (sudeste)

Local: Rampa do Carmo – Várzea da Palma – MG

Waypoint: 17°25’58.85″S  44°33’43.87″W  (-17.433014, -44.562186)

Acesso: Aproximadamente 310 km de distância de Belo Horizonte. Em Várzea da Palma atravessar a ponte sobre o Rio da Velhas, entrar à esquerda na primeira bifurcação e à direita na segunda bifurcação. Seguir na estrada principal até passar pela Igrejinha, que fica à esquerda. Após a igrejinha, passar por um mata-burros e entrar na primeira à direita onde tem uma porteira. Seguir até chegar em uma segunda porteira. Passando pela segunda porteira, entrar à esquerda na primeira bifurcação e subir a estrada da rampa.

Da cidade até a rampa pela estrada principal são 27,3 km, pela estrada secundária 2,3 km. Trajeto completamente plano e transitável por qualquer veiculo durante todo ano. Subida da rampa: 1800m. Este trecho fica muito danificado no período de chuvas quando só é possível transitar com veículo 4×4 ou subir à pé (1800m com desnível de 200m).

Após as chuvas, normalmente, toda estrada é recuperada pela prefeitura e até mesmo a subida da rampa pode ser feita por qualquer veículo. O período de chuvas vai de novembro a fevereiro e a recuperação da estrada é feita em março ou início de abril, dependendo do atraso ou antecipação da estiagem. Estrada de chão em boas condições (fora no período de chuvas).

Decolagem: Natural, ampla e propicia uma decolagem tranquila para qualquer nível de pilotagem.

Pouso: Amplo logo à frente da rampa. Chega-se sem dificuldade com o vento em qualquer direção.

Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano, fevereiro a novembro período quando não tem ocorrência de chuvas. Vento de velocidade alta de julho a setembro.

Clube Responsável: Associação Norte Mineira de Voo livre.

Prós: Longos períodos com possibilidade de voo. Clima quente e seco com grande incidência de térmicas. Região plana com vasta área com possibilidade de pouso. Espaço aéreo com teto de 8000. A rampa possui NOTAN.

Contras: As chuvas de verão danificam a estrada de subida da rampa e o trajeto final de 1800m só pode ser feito por veículo 4×4, de moto ou a pé. Mas imediatamente após as chuvas, a estrada é recuperada e qualquer tipo de veículo pode, então, subir sem qualquer dificuldade.

Informações gerais: Várias boas opções de hospedagem, restaurantes de bom nível.
Recordes: Parapente: 155.3 km na direção de Paracatu – MG. Piloto Breno Araújo voando Ozone R10.2 em 30/07/2016

Confira o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações por: Cristiano Álvares (Tim) (38)99188-0433.

Última atualização em: Julho de 2020

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

    Últimas rampas de voo livre no Guia 4 Ventos

    Rampa do Borges - Formosa - GO

    Formosa – Rampa do Borges – GO

    Altitude: 1.245m Desnível: 513m Quadrante: E (Leste), NE (Nordeste), SE (Sudeste). Local: Rampa do Borges - Vale do Paranã - Formosa- GO WayPoint: 15° 15' 49.535" S 47° 30' 23.957" W...

    Pin It on Pinterest