Varre-Sai – Rampa de Varre-Sai – RJ

Altitude: 700m

Desnível: 500m

Quadrante: S (sul), SE (sudeste)

Local: Varre-Sai – Rampa de Varre-Sai – RJ

WayPoint: 20° 57′ 16.2″S 41° 50′ 43.8″W (-20.9545, -41.8455).

Acesso: A rampa fica no Município de Varre-Sai, com pouso em Bom Jesus do Querendo. Embora a distância não seja grande, a viagem é mais demorada do que se poderia supor em razão de se ter de atravessar diversas cidades menores. Distância pouco superior a 400 km para quem sai do Rio de Janeiro. Chega-se a Varre e Sai, saindo do Rio pela BR-101 (pode-se chegar pela BR-116 via Muriaé, mas evitamos esse caminho, mesmo que um pouco menor, em vista de informações sobre o péssimo estado da BR-116). Em Campos, pouco após cruzar o Rio Parnaíba, pega-se BR-356 até Itaperuna (cerca de 100 km), passando por Cardoso Moreira e Italva no caminho. Após Itaperuna, seguir na direção de Raposo e no quilômetro 9, dobrar à direita para Natividade. São 23 km até Natividade e mais 24 km até Varre-Sai. Para se chegar à rampa, há que entrar à direita antes de Varre-Sai logo atrás do terminal de carga que existe na estrada. segue-se então por estrada de terra que vai a Bom Jesus do Querendo e é usada para o resgate. Nesta estrada, entre à direita após 1,5 km, e continue até uma segunda entrada à direita que levará à rampa. Esse segundo acesso é uma estrada boa e transitável (sem chuva), mas que só dá lugar a um veículo, não havendo espaço para manobra.

Decolagem: Área bastante ampla com boa inclinação (que aumenta progressivamente à medida que se chega ao final da corrida – decola-se, sem problema, ainda com inclinação por volta de 20/30 graus). Há espaço suficiente para abrir quatro parapentes. Condições de Voo – O vale tem semelhanças com Castelo/ES, mas tem como diferença, terreno bastante ondulado.Térmicas à vontade com valores até 5m/seg e potencial para mais.

Pouso: Muitas opções, mas há que estar atento. De uma modo geral, com terreno ondulado em volta e com turbulência moderada. Térmicas brotando quando menos se as quer. O pouso antes de chegar na igreja para quem vem de Natividade nos pareceu bastante satisfatório com área adequada e se está próximo da praça da cidade. Existe pouso mais amplo a meio caminho da decolagem para a cidade, exigindo coordenação de resgate.

Melhor Época: De setembro à dezembro.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Térmicas fortes e boas possibilidades de cross country.

Contras: Afundamentos muito fortes quando se passa para baixo das ondulações. Local ainda pouco explorado.

Recordes: Sem registro

Informações por: Paulo Pinto

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Últimas rampas de voo livre no Guia 4 Ventos

Rampa do Borges - Formosa - GO

Formosa – Rampa do Borges – GO

Altitude: 1.245m Desnível: 513m Quadrante: E (Leste), NE (Nordeste), SE (Sudeste). Local: Rampa do Borges - Vale do Paranã - Formosa- GO WayPoint: 15° 15' 49.535" S 47° 30' 23.957" W...