Varre-Sai – Rampa de Varre-Sai – RJ

Altitude: 700m

Desnível: 500m

Quadrante: S (sul), SE (sudeste).

Local: Varre-Sai – Rampa de Varre-Sai – RJ

WayPoint: 20° 57′ 16.2″S 41° 50′ 43.8″W (-20.9545, -41.8455).

Acesso: A rampa fica no Município de Varre-Sai, com pouso em Bom Jesus do Querendo. Embora a distância não seja grande, a viagem é mais demorada do que se poderia supor em razão de se ter de atravessar diversas cidades menores. Distância pouco superior a 400 km para quem sai do Rio de Janeiro. Chega-se a Varre e Sai, saindo do Rio pela BR-101 (pode-se chegar pela BR-116 via Muriaé, mas evitamos esse caminho, mesmo que um pouco menor, em vista de informações sobre o péssimo estado da BR-116). Em Campos, pouco após cruzar o Rio Parnaíba, pega-se BR-356 até Itaperuna (cerca de 100 km), passando por Cardoso Moreira e Italva no caminho. Após Itaperuna, seguir na direção de Raposo e no quilômetro 9, dobrar à direita para Natividade. São 23 km até Natividade e mais 24 km até Varre-Sai. Para se chegar à rampa, há que entrar à direita antes de Varre-Sai logo atrás do terminal de carga que existe na estrada. segue-se então por estrada de terra que vai a Bom Jesus do Querendo e é usada para o resgate. Nesta estrada, entre à direita após 1,5 km, e continue até uma segunda entrada à direita que levará à rampa. Esse segundo acesso é uma estrada boa e transitável (sem chuva), mas que só dá lugar a um veículo, não havendo espaço para manobra.

Decolagem: Área bastante ampla com boa inclinação (que aumenta progressivamente à medida que se chega ao final da corrida – decola-se, sem problema, ainda com inclinação por volta de 20/30 graus). Há espaço suficiente para abrir quatro parapentes. Condições de Voo – O vale tem semelhanças com Castelo/ES, mas tem como diferença, terreno bastante ondulado.Térmicas à vontade com valores até 5m/seg e potencial para mais.

Pouso: Muitas opções, mas há que estar atento. De uma modo geral, com terreno ondulado em volta e com turbulência moderada. Térmicas brotando quando menos se as quer. O pouso antes de chegar na igreja para quem vem de Natividade nos pareceu bastante satisfatório com área adequada e se está próximo da praça da cidade. Existe pouso mais amplo a meio caminho da decolagem para a cidade, exigindo coordenação de resgate.

Melhor Época: De setembro à dezembro.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Térmicas fortes e boas possibilidades de cross country.

Contras: Afundamentos muito fortes quando se passa para baixo das ondulações. Local ainda pouco explorado.

Recordes: Sem registro

Informações por: Paulo Pinto – www.gaveaskywalkers.com.br

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de asa delta e parapente no Rio de Janeiro

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This