Altitude: 1.070m
Desnível: 270m
Quadrante: Norte (N), Noroeste (NW), Oeste (W)
Local: Morro do Carvão – União da Vitória- PR divisa com Porto União – SC.
WayPoint: 26°19’53.0″S 50°55’55.4″W (-26.331391, -50.932062).
Acesso: A rampa fica bem na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Localizada a aproximadamente a 250 km da capital Curitiba – PR e a 20 km da cidade de Porto União – SC. Após entrar na interseção entre a SC-280 e a SC-340, serão 10 km de estrada de terra em boas condições até a rampa. Em dias secos, qualquer tipo de veículo chega até o local, devendo seguir pela estrada principal passando em frente à Igreja da Lança, Igreja Luterana e Cemitério de São Martinho pela estrada geral de São Martinho, mantendo sempre à esquerda nas bifurcações após o cemitério.
Seguindo pelo Google Maps, pode ir até o ponto 26°20’10.8″S 50°56’15.3″W e seguir até o fim da estrada até o pico do morro.
(https://goo.gl/maps/3op8UBihDhgKJC3BA).
Decolagem: Rampa com decolagem ampla para até 03 parapentes na face N, NW e W. Existe possibilidade de decolagem em rampa secundária para E, SE e NE.
Pouso: Pouso oficial a 1000 metros da decolagem, na fazenda DUWE. Pouso grande, gramado com quiosque com água da Serra, ao lado de um tanque. Diversos outros pousos alternativos.
Melhor Época: Primavera e outono, com possibilidade de voo o ano todo.
Clube Responsável: CCVL – Clube Contestado de Voo Livre.
Prós: Fácil acesso, decolagem para praticamente todos os quadrantes, subida com carro de passeio em dias secos. Local com povo cordial e hospitaleiro. Existe um quiosque e banheiros no local de decolagem, com um visual deslumbrante, controlado pelo proprietário Martinho Winter.
Contras: Região próxima ao rio Iguaçu e extremamente úmida em diversas épocas do ano, com tempo encoberto pela neblina por grandes períodos. Algumas pedras logo abaixo da decolagem.
Informações gerais: As cidades de Porto União/SC e União da Vitória/PR são conhecidas como Gêmeas do Iguaçu, cercadas pelo Rio Iguaçu, com vários hotéis e restaurantes e muitas cachoeiras espetaculares. A rampa se encontra em propriedade particular e é cobrada taxa para o dia de voo, subida para a rampa feita por transporte próprio.
Recordes: Sem registro até o momento do cadastro.
Informações por: Victor Rafael Ribeiro.