Altitude: 1.080m
Desnível: 420m
Quadrante: NE (nordeste), N (norte), NW (noroeste)
Local: Rampa de Caramandu – Sumidouro – RJ
WayPoint: 22°07’38.2″S 42°39’56.0″W (-22.126840766257256, -42.665516975518074)
Acesso: Sumidouro esta localizado na região serrana do Rio de Janeiro, A partir da rodovia RJ-148, estrada Friburgo X Sumidouro, sair do asfalto na entrada para à cascata “Conde d´Eu”, existem placas indicativas, ponto turístico bastante conhecido na região. Entrar na estrada de terra e seguir em direção a Fazenda Boa Vista & Alambique Sinha Brasil, passar a fazenda e continuar na estrada principal, até passar pela estrada de acesso a Demax Confecções, não entrar, seguir em frente, deste ponto em diante o ideal, para quem não conhece a região, é perguntar sobre o sítio do do Sr. João Warol, que pode dar informações sobre a localização exata da rampa de voo livre, que se localiza no sítio do Sr. Sebastião. A estrada continua de terra, até a rampa, qualquer carro sobe (2020), porem dependendo da época, principalmente depois de chuvas o ideal é 4×4. A rampa se encontra em propriedade particular, porém a entrada e liberada. Favor fechar todas as tronqueiras ao passar.
Decolagem: Natural, ampla, com extensa área para decolagem, possível 5 decolagem simultaneamente.
Pouso: Pouso oficial restrito em declive, requer um pouco de habilidade. Algumas outras áreas de pouso alternativo, possibilidade de pouso também na própria rampa.
Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano, porém com ressalvas no verão devido a formação de CB´s.
Clube Responsável: Sem registro.
Prós: Rampa natural bem extensa, com grande área para montagem, possibilidade de XC para as cidades de Friburgo, Teresópolis e adjacências.
Contras: Pouso restrito, nenhuma infraestrutura na rampa.
Informações gerais: Pequena infraestrutura hoteleira em Sumidouro. A rampa fica próximo de um dos cartões postais de Sumidouro, a Cascata Conde d´Eu, a maior cascata em queda livre do estado do Rio de Janeiro com 127 metros de altura, vale a visita. A região possui diversas outras cachoeiras e pontos turísticos, como fazendas centenárias e outras construções do período do Brasil-colonia.
Recordes: Sem registro até o momento.
Informações por: Ceir Fernandes. e Denilson.
Última atualização em: Julho de 2020.