São Francisco do Sul – Morro da Enseada – SC

Altitude: 124m

Desnível: 70m

Quadrante: NE (nordeste) , E (leste), SE (sudeste)

Local: Morro da Enseada – São Francisco do Sul – SC

WayPoint: 26° 13′ 15.73″S 48° 29′ 49.87″W (-26.224000, -48.498583).

Acesso: Pela rodovia BR-101, há um trevo de acesso na altura de Araquari/Jaraguá do Sul. A partir dali, segue-se pela BR-280 sentido Araquari, em pista simples. No primeiro trevo, à esquerda pegar o acesso a Joinville e à direita para São Francisco do Sul. No segundo trevo, à esquerda fica o acesso ao centro de Araquari e à direita segue-se para São Francisco do Sul. No terceiro trevo, virando à direita tem-se o acesso ao centro da cidade e em frente segue para as praias, você deverá ir costeando as praias, cruzar a praia da Enseada, sentido Praia do Molhe. A escadaria que dá acesso ao Morro da Enseada fica entre estas duas praias, ao lado do Terminal Marítimo da Petrobrás. A escadaria está reformada e feita em concreto, sendo fácil chegar ao platô do morro, onde fica a rampa de decolagem..

Decolagem: Rampa natural. Ao cruzar o pequeno platô no final da escadaria, você avistará à frente, uma encosta de pedras. A decolagem é feita ao lado direito, numa área de capim, bem inclinada, entre as árvores e o platô (cujo relevo forma um “V”). A decolagem exige muito cuidado, não sendo recomendada a pilotos iniciantes, já que a rampa está localizada em uma região de venturi gerado pelo próprio relevo. Atenção extra deve se dar à aferição da intensidade e direção do vento. Devido à forma do relevo na rampa, é bem comum deparar-se com falso frontal. Recomenda-se medir o vento na Praia Grande, ao lado do primeiro posto de guarda-vidas, pois lá nem a direção e nem a intensidade sofrem influência do relevo. O vento tem que estar numa intensidade moderada (acima de 15 m/s) para sustentar o lift, já que, além do pouso na própria rampa, não há opção de pouso alternativo. Se o piloto for pregar, indica-se tentar voltar para a rampa ou então pousar nas árvores (arborizar), pois abaixo da rampa é mar aberto com pedras.

Pouso: O pouso é realizado na Prainha – praia que fica à direita da rampa, em torno de 1 km de distância. Como se decola a uns 70 m de altura, sem sustentação corre-se o risco de não chegar no pouso. Também se deve dar atenção especial para: Rotor gerado pelo morro (com vento Nordeste); Praia lotada em época de temporada; Maré Alta (reduz a área de pouso).

Melhor Época: Primavera e verão, com possibilidade de voo o ano todo.

Clube Responsável: ABPVL.

Prós: Região muito bonita e com praias lindas, algumas calmas, outras mais agitadas. Excelente para vir com a família, pois conta com diversos hotéis, opção de alugar casas e área para camping. A cidade histórica de São Francisco também é uma ótima opção de lazer. O carro chega ao lado da rampa de acesso ao morro.

Contras: Rampa muito inclinada e com capim alto. Dificuldade em avaliar a intensidade e direção do vento na rampa. Decolagem no venturi. Não há opção de pousos alternativos e o pouso oficial fica longe, considerando-se a altura da decolagem (+-70 m). Deve-se decolar apenas com vento moderado a forte. Não é indicado para pilotos iniciantes e também para a prática de Asa Delta.

Informações gerais: São Francisco do Sul é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina. A cidade respira história em seu conjunto urbanístico e arquitetônico, com mais de 400 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A ocupação da ilha onde se situa a cidade teve início em 1504 com a passagem do navegador francês Binot Paulmier de Gonneville. Os portugueses só apareceram no século seguinte, colonizando a região e fundando o primeiro povoado de Santa Catarina: Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul (1658). O município ainda preserva o clima tranquilo de outros tempos, apesar de possuir um dos mais importantes e movimentados portos do país. Além do Centro Histórico, outras atrações merecem ser apreciadas, como as praias, cachoeiras, manguezais, dunas, restingas, lagoas e florestas de Mata Atlântica.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações por: Claudio Kleina.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre em Santa Catarina

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This