Rio Branco do Sul – Rampa Cordilheira do Santana – PR

Altitude: 1.080m

Desnível: 180m

Quadrante: NE | N | NW

Local: Rio Branco do Sul – Rampa Cordilheira do Santana – PR

Altitude: 1080 metros.

Desnível: 180 metros.

Quadrante: NE|N|NW

WayPoint: 25° 6’53.26″S  49°10’35.24″W (-25.114757, -49.176473).

Acesso: A rampa da Cordilheira do Santana está localizada a 54 km da região central de Curitiba. O trajeto pode ser feito de Curitiba até Rio Branco do Sul pela Rodovia dos Minérios. Antes de entrar em Rio Branco do Sul, virar à direita e seguir em direção a Bocaiúva do Sul por uma estrada secundária mais conhecida como Estrada do Tigre. Indicamos buscar no google maps por: Cordilheira do Santana – Rio Branco do Sul. Deve-se seguir sempre pela estrada principal e na dúvida vá pela esquerda!

Decolagem: A decolagem é no quadrante Norte. Existem duas opções de rampa sendo a rampa do Santana do Meio (melhor acesso), com desnível de 180 metros, e a do Santana de Cima, com desnível de 280 metros. A rampa do Santana do Meio tem espaço amplo para checagem e decolagem.

Pouso: Amplo e sem perigo com rede elétrica. Deve-se tomar cuidado com pousos em horário termal, pois pode estar turbulento. Ao lado do pouso encontra-se a estrutura da Toca da Cascavel (área de convivência do clube) que oferece cozinha, banheiros com chuveiro e área de camping.

Melhor Época: Primavera e outono, com possibilidade de voo o ano todo.

Clube Responsável: Clube Cordilheira do Santana

Prós: Possibilidade de bons voos de lift e térmicas, de acordo com a época do ano e horário de decolagem. A extensão total cordilheira é de 8 km, sendo 4 km de lift fácil, se a condição estiver favorável.

Contras: O acesso às rampas da cordilheira é indicado somente para carros com tração 4X4 ou a pé. O desnível da rampa é baixo.

Informações gerais: O clube conta com estrutura de camping, banheiros com chuveiro e cozinha. Apesar de ser um pouco mais distante que as demais rampas próximas de Curitiba, a beleza e tranquilidade do lugar compensam a viagem. Como o clube de voo é particular, as visitas durante a semana somente serão permitidas mediante agendamento prévio. É necessário apresentar habilitação em dia para poder voar.

Recordes: 55 Km até Morretes, sandro BichiBichi, Sol Eclipse.

Informações por: Rui Fernando Wolff Junior / Raquel Venceslau.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre no Paraná

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This