Porto União – Morro do Carvão – SC

Altitude: 1.070m

Desnível: 270m

Quadrante: N | NW | W

Local: Morro do Carvão – Porto União – SC, divisa com o município de União da Vitória – PR.

Altitude: 1.070 metros.

Desnível: 270 metros.

Quadrante: Norte (N), Noroeste (NW), Oeste (W).

WayPoint: 26°19’53.0″S 50°55’55.4″W (-26.331391, -50.932062)

Acesso: A rampa fica bem na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Localizada a aproximadamente a 250 km da capital Curitiba – PR e a 20 km da cidade de Porto União – SC. Após entrar na interseção entre a SC-280 e a SC-340, serão 10 km de estrada de terra em boas condições até a rampa.
Em dias secos, qualquer tipo de veículo chega até o local, devendo seguir pela estrada principal passando em frente à Igreja da Lança, Igreja Luterana e Cemitério de São Martinho pela estrada geral de São Martinho, mantendo sempre à esquerda nas bifurcações após o cemitério.
Seguindo pelo Google Maps, pode ir até o ponto 26°20’10.8″S 50°56’15.3″W e seguir até o fim da estrada até o pico do morro.
(https://goo.gl/maps/3op8UBihDhgKJC3BA).

Decolagem: Rampa com decolagem ampla para até 03 parapentes na face N, NW e W. Existe possibilidade de decolagem em rampa secundária para E, SE e NE.

Pouso: Pouso oficial a 1000 metros da decolagem, na fazenda DUWE. Pouso grande, gramado com quiosque com água da Serra, ao lado de um tanque. Diversos outros pousos alternativos.

Melhor Época: Primavera e outono, com possibilidade de voo o ano todo.

Clube Responsável: CCVL – Clube Contestado de Voo Livre.

Prós: Fácil acesso, decolagem para praticamente todos os quadrantes, subida com carro de passeio em dias secos. Local com povo cordial e hospitaleiro. Existe um quiosque e banheiros no local de decolagem, com um visual deslumbrante, controlado pelo proprietário Martinho Winter.

Contras: Região próxima ao rio Iguaçu e extremamente úmida em diversas épocas do ano, com tempo encoberto pela neblina por grandes períodos. Algumas pedras logo abaixo da decolagem.

Informações gerais: As cidades de Porto União/SC e União da Vitória/PR são conhecidas como Gêmeas do Iguaçu, cercadas pelo Rio Iguaçu, com vários hotéis e restaurantes e muitas cachoeiras espetaculares. A rampa se encontra em propriedade particular e é cobrada taxa para o dia de voo, subida para a rampa feita por transporte próprio.

Recordes: Sem registro até o momento do cadastro.

Informações por: Victor Rafael Ribeiro.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de Santa Catarina

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This