Piranguçu – Rampa de Piranguçu – MG

Altitude: 1.450m

Desnível: 650m

Quadrante: NE (Nordeste), N (Norte), NW (Noroeste).

Local: Rampa de Piranguçu – Piranguçu – MG

WayPoint: 22° 33′ 43.895″S 45° 28′ 52.277″W ( -22.562193, -45.481188).

Acesso: Acesso pela rodovia BR-459, no trevo da saída de Itajubá sentido Santa Rita do Sapucaí. Também tem como ir pela estradinha de terra que liga Campos do Jordão a Piranguçu. A entrada para esse caminho é na estrada de Campos do Jordão que leva até a Pedra do Baú.

Para se chegar na rampa, deve-se atravessar a cidade pela rua principal, chegar em uma pracinha onde existe o Bar do Peão, virar à esquerda no sentido bairro da Pedra Branca. Seguir as setas azuis (que são as marcações para a trilha dos romeiros de Frei Galvão).

Apesar da estrada estar em boas condições, o ideal é carro 4×4 com reduzida, uma vez que existem trechos muito íngremes sem calçamento. Para quem vem de Campos do Jordão pela estradinha de terra, fica fácil, pois ela já sai do lado do Bar do Peão.

Para o transporte até a rampa utilizamos os serviço do Sr. Dito Barba, tel.: (35) 9831-9719. Ele tem uma Toyota e cobra baratinho para deixar na área de decolagem (dependendo do número de pessoas).

Decolagem: Possibilidade de 5 a 7 decolagens simultâneas na rampa mais alta e 2 decolagens a 15 metros abaixo. Mas existem vários outros pontos que permitem a decolagem na montanha.

Pouso: Várias possibilidades de pouso à frente da rampa, pouso oficial ao lado da estrada perto do bambuzal e também ao lado do estacionamento. Meio turbulento com vento noroeste. Tomar cuidado com a linha de transmissão de eletricidade, procure se informar. Na cidade tem um campo de futebol legal pra pouso também. Na estrada até Itajubá quase tudo é pouso. Existem varias áreas de várzea que dependendo da época do ano ficam alagadas e encobertas por mato, mas que quando secas, são excelentes locais de pouso.

Melhor Época: De abril a novembro.

Clube Responsável: Clube de Voo Livre de Piranguçu.

Prós: Rampa bem alta com fácil decolagem e voltada para o vento predominante na região. Facilidade de Cross para a Pedra do Baú. Várias opções de pouso. Pouso oficial ao lado do estacionamento.

Contras: Nenhum. Porém é bom evitar o voo de cross para a cidade de Itajubá, devido ao espaço aéreo da Helibrás.

Informações gerais: Apenas uma pousada na cidade localizada na rua principal.

Recordes: Sem registros.

Informações por: Marcelo Lamoglia

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de asa delta e parapente em Minas Gerais

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This