Piquete – Pico do Marins – SP

Altitude: 2.420m

Desnível: 1.000m

Quadrante: N (norte), NE (nordeste), E (leste), SE (sudeste), S (sul), SW (sudoeste), W (oeste), NW (noroeste).

Local: Pico do Marins (Hike & Fly) – Piquete – SP

WayPoint: 22º 30′ 09” S 45º07’15” W (-22.502500, -45.120833).

Acesso: Aproximadamente distante 200km da cidade de São Paulo, o Pico do Marins esta situado na Serra da Mantiqueira na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, próximo a cidade de Piquete. O acesso a rampa é feito através de uma caminhada de aproximadamente 4h (depende muito das condições físicas de cada um). A subida da trilha começa no estacionamento do campo base dos Marins. Para pilotos sem experiência em montanha é aconselhável contratar um guia local para a subida.

Pegue a Rodovia Presidente Dutra, BR-116, pegue a saída 51 e siga pela BR-459, passar por Piquete e logo em seguida (800 metros) virar à direita para a Estrada Vicinal José Rodrigues Ferreira que dá acesso ao Bairro dos Marins. Quando chegar ao fim do asfalto, já no Bairro dos Marins, suba à esquerda na estrada com bloquetes, ao chegar na bifurcação siga a direita passando por uma ponte de concreto, suba até o final da serra, passe por uma porteira quebrada e um mata burro, ali fica a divisa de estado saindo de Piquete – SP e entrando no município de Marmelópolis – MG.

O acesso depois de temporadas de chuvas é mais complicado sendo indicado apenas para carros 4×4.

Decolagem: Natural. São várias opções de decolagens diferentes, dependendo da direção do vento, mas as principais estão localizadas no topo e com espaço um pouco restrito, necessitando de uma certa experiência e habilidade do piloto. Como é uma rampa de altitude, só é segura em dias de ventos mais fracos.

Pouso: Assim como as decolagens, existem diversas opções de pousos possíveis, se decolar para o lado norte o pouso é no topo de um morro, amplo e tranquilo, para sul tem todo o Vale do Paraíba com uma infinidade de pastos possíveis.

Melhor Época: De abril a outubro, com possibilidade de voo durante todo o ano dependendo das condições climáticas.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Visual incrível da Serra da Mantiqueira, excelente opção de voo Hike & Fly na região.

Contras: Caminhada bastante longa para se chegar ao pico, necessidade de habilidade para decolagem em espaços restritos. Não indicado para iniciantes.

Informações gerais: As melhores opções de hospedagem são em Passa Quatro, que tem uma boa quantidade de hotéis e pousadas. O Pico do Marins é uma das montanhas mais altas do estado de São Paulo e a 26ª do Brasil , atraindo os amantes do montanhismo e agora os praticantes de Hike & Fly. Proporciona um visual fantástico do Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e das serras da Bocaina, Quebra Cangalha e Serra Fina.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações por: João Pedro Simonsen.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre em São Paulo

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This