Osório – Rampa Nordeste do Morro da Borússia – RS

Altitude: 339m

Desnível: 300m

Quadrante: E (leste), NE (nordeste)

Local: Rampa Nordeste do Morro da Borússia – Osório – RS

WayPoint: 29° 50′ 5.211″S 50° 15′ 22.5″W (-29.8347807, -50.2562499)

Acesso: Rampa Nordeste. Subida até o Morro da Borrúsia (via asfaltada), seguir as placas em direção à cascata pela rua Minas Gerais. Continuar na rua Minas Gerais, passar uma pequena vila, e depois de 1 km haverá a primeira placa indicando para pegar à direita na direção da rampa (estrada de chão). Seguir por 3 km na Estrada Pedreira, dobrar à direita depois de uma casa branca ( ~ 3 km do ultimo ponto), porém cuidado, pois por algum motivo não há placa indicado para virar. Até este ponto a estrada é boa e sem dificuldades, a partir dai segue-se por estrada de chão com trechos íngremes ou de subida moderada, mas possível de subir com veículos com tração dianteira até se chegar na rampa.

Decolagem: Rampa natural com capim alto e alguns buracos. Cuidado especial em dia de ventos fortes vindo do mar.

Pouso: Pouso para qualquer quadrante, muito fácil aproximação. Possui muitos campos alternativos, todos depois da BR-101 que cruza lá em baixo. Opções: 1 – No lado esquerdo da casa de venda de doces que fica em frente da rodovia BR-101 (Doces Maquiné). O local fica bem de frente da rampa depois da BR (olhando da rampa); 2- Mais a esquerda fica a Escola Cia. do Ar (olhando da rampa). De paraglider tem-se que ganhar um pouco para chegar lá, a dica é se apoiar no lift da cordilheira à esquerda até chegar na montanha que fica de frente p/ a escola, ai é só ir para o pouso. 3 – Atrás dos Doces Maquiné fica o pouso para asa delta.

Melhor Época: De setembro a março.

Clube Responsável: Anhangava Clube de Voo Livre.

Prós: Belo visual, voo fácil.

Contras: Comum incidência de ventos fortes.

Informações gerais: A cidade de Osório está localizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, distante 100 km da capital, Porto Alegre. O município possui o maior complexo lagunar do RS, uma rede de 23 lagoas interligadas até Torres, paralelas ao Oceano Atlântico, mais a Lagoa dos Barros, que é a maior de todas. Além do voo livre, oferece opções em esportes aquáticos e náuticos.

Recordes: Sem registro.

Informações por: Giovani Tonel / Pierre Gil.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre no Rio Grande do Sul

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This