Osório – Rampa Nordeste do Morro da Borússia – RS

Altitude: 339m

Desnível: 300m

Quadrante: E (leste), NE (nordeste)

Local: Rampa Nordeste do Morro da Borússia – Osório – RS

WayPoint: 29° 50′ 5.211″S 50° 15′ 22.5″W (-29.8347807, -50.2562499)

Acesso: Rampa Nordeste. Subida até o Morro da Borrúsia (via asfaltada), seguir as placas em direção à cascata pela rua Minas Gerais. Continuar na rua Minas Gerais, passar uma pequena vila, e depois de 1 km haverá a primeira placa indicando para pegar à direita na direção da rampa (estrada de chão). Seguir por 3 km na Estrada Pedreira, dobrar à direita depois de uma casa branca ( ~ 3 km do ultimo ponto), porém cuidado, pois por algum motivo não há placa indicado para virar. Até este ponto a estrada é boa e sem dificuldades, a partir dai segue-se por estrada de chão com trechos íngremes ou de subida moderada, mas possível de subir com veículos com tração dianteira até se chegar na rampa.

Decolagem: Rampa natural com capim alto e alguns buracos. Cuidado especial em dia de ventos fortes vindo do mar.

Pouso: Pouso para qualquer quadrante, muito fácil aproximação. Possui muitos campos alternativos, todos depois da BR-101 que cruza lá em baixo. Opções: 1 – No lado esquerdo da casa de venda de doces que fica em frente da rodovia BR-101 (Doces Maquiné). O local fica bem de frente da rampa depois da BR (olhando da rampa); 2- Mais a esquerda fica a Escola Cia. do Ar (olhando da rampa). De paraglider tem-se que ganhar um pouco para chegar lá, a dica é se apoiar no lift da cordilheira à esquerda até chegar na montanha que fica de frente p/ a escola, ai é só ir para o pouso. 3 – Atrás dos Doces Maquiné fica o pouso para asa delta.

Melhor Época: De setembro a março.

Clube Responsável: Anhangava Clube de Voo Livre.

Prós: Belo visual, voo fácil.

Contras: Comum incidência de ventos fortes.

Informações gerais: A cidade de Osório está localizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, distante 100 km da capital, Porto Alegre. O município possui o maior complexo lagunar do RS, uma rede de 23 lagoas interligadas até Torres, paralelas ao Oceano Atlântico, mais a Lagoa dos Barros, que é a maior de todas. Além do voo livre, oferece opções em esportes aquáticos e náuticos.

Recordes: Sem registro.

Informações por: Giovani Tonel / Pierre Gil.

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Últimas rampas de voo livre no Guia 4 Ventos

Rampa do Borges - Formosa - GO

Formosa – Rampa do Borges – GO

Altitude: 1.245m Desnível: 513m Quadrante: E (Leste), NE (Nordeste), SE (Sudeste). Local: Rampa do Borges - Vale do Paranã - Formosa- GO WayPoint: 15° 15' 49.535" S 47° 30' 23.957" W...