Nova Friburgo – Rampa do Mirante – RJ

Altitude: 1.070m

Desnível: 230m

Quadrante: NW (Noroeste), N (Norte), NE (Nordeste), L (Leste)

Local: Rampa do Mirante (antiga rampa do Moises) – Nova Friburgo – RJ

WayPoint: 22° 9′ 11.066″S 42° 32′ 48.865″W.

Acesso: A rampa do Mirante fica na localidade de Alto dos Micheis. Para chegar ao local, partindo de Nova Friburgo seguir em direção ao bairro de Conselheiro Paulino e depois seguir pela estrada Friburgo-Sumidouro (RJ-148), após passar a localidade de Rio Grandina, a partir do posto de gasolina continuar subindo a serra em direção a Sumidouro por aproximadamente mais 7km. Ficar atendo a placa indicando a estrada de acesso a rampa no lado direito da pista antes do início da descida da serra em direção a localidade chamada Fazenda do Campo. Entrar na estrada de chão (aproximadamente 1,3km) e subir com cuidado, existem diversas propriedades particulares no caminho, placas orientam a subida até a rampa.

Decolagem: Rampa natural muito bem cuidada, com possibilidade de 2 decolagens simultâneas.

Pouso: Pouso oficial logo a frente da rampa, em pasto com um pequeno declive. Muito amplo. Atenção a algumas áreas com pedras. Possibilidade de pouso na própria rampa em dias de pouco movimento. Possibilidade de caminhada em trilha de volta a rampa porém terreno bem ingrime.

Melhor Época: Possibilidades de voo durante todo o ano.

Clube Responsável: Clube Caledônia de Voo Livre.

Prós: Rampa muito bem cuidada, excelente condição de voo, visual lindíssimo, possibilidades de voos de XC e boa área de lift. Bar e banheiro no local.

Contras: O pouso oficial não é alcançado por carro devido a ser em propriedade particular, é necessário fazer uma pequena caminhada (5 mim.) até a estrada mais próxima na entrada da propriedade do pouso. Pousos alternativos restritos em algumas das rotas de voo XC.

Informações gerais: Rampa particular, é cobrada uma taxa de voo (diária) para manter a manutenção do local. É necessário estar em dia com o seu clube e federação de voo livre, voos somente com rádio e capacete. Frequência de rádio local: 146.450. Opção de infra-estrutura hoteleira em Nova Friburgo, Duas Barras ou Sumidouro.

Recordes: Sem registro.

Informações por: Maurice Chalom.

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Como chegar na rampa do Mirante em Nova Friburgo
Achou algum erro ou informação desatualizada?

Últimas rampas de voo livre no Guia 4 Ventos

Rampa do Borges - Formosa - GO

Formosa – Rampa do Borges – GO

Altitude: 1.245m Desnível: 513m Quadrante: E (Leste), NE (Nordeste), SE (Sudeste). Local: Rampa do Borges - Vale do Paranã - Formosa- GO WayPoint: 15° 15' 49.535" S 47° 30' 23.957" W...