Maricá – Rampa de Maricá – RJ

Altitude: 350m

Desnível: 315m

Quadrante: SW (sudoeste), S (sul), SE (sudeste), E (leste)

Local: Rampa de Maricá – Serra de Camburi – Maricá – RJ

WayPoint: S 22º 53’ 33” W 042º 51’ 77” (-22.888806409056773, -42.86331435789754).

Acesso: Para acessar a rampa de maricá, pela Rodovia RJ-106 (Amaral Peixoto) em direção a Maricá, contornar no retorno de número 25, e pegar a primeira entrada à direita, estrada Cova da Onça (placa indicando voo Livre), seguir direto pelo pequeno trecho de asfalto e dobrar a direita na estrada do Camburi (estrada de terra), seguir reto e entrar na 5ª rua a esquerda, seguir mais uns 200m até de a área de pouso, local com um ponto de apoio / lanchonete e restaurante, e onde sepode  pegar um carro de resgate. Subida para rampa em estrada de terra em precária condições (3,5km). Ideal carro com tração traseira ou 4×4. Opção de subida/resgate em jeeps e/ou “gaiolas“.

Decolagem: Grande área gramada, com recuo para montagem de equipamentos, 2 decolagens por vez. Rampa particular, é cobrada uma taxa de diária de voo.

Pouso: Oficial em pasto, bem grande, à direita, não visível da rampa, biruta no local. Diversas outras opções de pouso a frente da rampa.

Melhor Época: De setembro a março, mas é possível voar o ano inteiro.

Clube Responsável: MPC – Maricá Parapente Clube

Prós: Voo fácil e previsível, belíssima vista. Em dias de boas condições é possível fazer um voo de XC, rampa com boa infraestrutura, bar, restaurante, banheiros. Possibilidade de pouso na própria rampa.

Contras: Estrada de acesso até a rampa um pouco difícil, ideal para carros com tração traseira ou 4×4.

Informações gerais: Boa infraestrutura de hotéis e restaurantes em Maricá. Cidade turística, na beira da praia.

Recordes: Rodrigo Gonçalves, voando SOL Lotus One 55,2km, em 19/02/2017.

Veja o voo do recorde no site do XCBrasil

Informações por: Jorge Torres.

Última atualização: Janeiro de 2022

Referencia de entrada pela RJ 106 para a estrada de acesso a área de pouso/rampa

Referencia de entrada para a estrada de acesso a área de pouso/rampa de Maricá - RJ

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa
Previsão meteorológica
Achou algum erro ou informação desatualizada?

Outras rampas de voo livre