Lavras – Rampa de Lavras – MG

Altitude: 800m

Desnível: 270m

Quadrante: NE (nordeste), N (norte), NW (noroeste).

Local: Rampa de Lavras – Lavras – MG

WayPoint: S 21º19` 25” W 45º 00’ 38” ( -21.324873, -45.009865).

Acesso: Aproximadamente 240 km de Belo Horizonte. São 15 km do centro de Lavras até a rampa em estrada de terra em boas condições. Perguntar sobre a “estrada da Serrinha”, ao entrar na estrada de terra seguir sempre na via principal até chegar bem perto da serra, onde então vira-se a esquerda, seguir até as torres.

Decolagem: Rampa natural. Rampa N (N, NW, NE); Ampla área para decolagem com um bom desnível, que proporciona uma fácil decolagem de até 5 pilotos simultaneamente. Estruturas como banheiro, quiosque, parque, área de churrasco estão sendo providenciadas pelo Clube Cordilheiras de Voo Livre.

Pouso: Pouso bem tranquilo, área grande em tom verde mais claro a esquerda da decolagem, tomar cuidado com alguns cupinzeiros que ainda não foram retirados, no mais o pouso é tranquilo, costuma ventar pouco na área de pouso. Pouso bem ao lado da estrada; é preciso passar um fio que existe no início do pouso, tranquilo de passar, é só lembrar que ele existe.

Melhor Época: De março a novembro.

Clube Responsável: Clube Cordilheiras de Voo Livre.

Prós: Voo de lift na Serra da Bocaina, serra maravilhosa, local bem térmico com grandes possibilidades de XC em todas as direções. Pouso possível mas bem curto na rampa, também possível no Poço Bonito, que é um parque natural, um dos grandes atrativos turístico da cidade, o resgate no pouso oficial é fácil, bem ao lado da estrada.

Contras: Ainda existem alguns fios que estão sendo removidos pela prefeitura municipal, cuidado principalmente se for decolar de NW e com o fio que existe antes do pouso, a uns 5 metros de altura, antes da área de pouso. Nas horas de maior atividade térmica não é recomendado o voo para iniciantes.

Informações gerais: Muitas atrações turísticas e inúmeras cachoeiras, vasta rede hoteleira; cidade universitária UFLA; restaurantes por toda a cidade.

Recordes: Parapente: Marcelo Otto, 158,6 km voando Ozone Enzo 2 em 14/08/2015. 

Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações por: Pablo Rodarte.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de asa delta e parapente em Minas Gerais

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This