Altitude: 520m
Desnível: 280m
Quadrante: Possibilidade de voo em todos os quadrantes
Local: Quixadá – Juatama – Rampa Pedra dos Ventos – CE
Acesso: Juatama fica a 15 km de Quixadá por asfalto. A rampa fica dentro do complexo do Hotel Pedra dos Ventos, onde se hospedam os competidores do XCeará. Fica distante 150 km de Fortaleza. A subida até a rampa é feita por carro 4×4, mas estão sendo feitas melhorias na estrada que é toda calçada. Saindo de Fortaleza há 2 possibilidades para se chegar a Quixadá, a mais utilizada é a BR-116 onde no Km 70 em um local conhecido com Triangulo de Chorozinho você deixa a BR, e segue em direção a Quixadá pela CE-359. Chegando em Quixadá, seguir em direção a Quixeramobim, e após a polícia rodoviária, uns 8km, entra-se a esquerda no trevo, no sentido de Banabuiú. Após 2 km, entra-se a esquerda novamente no Distrito de Juatama, ai e é so seguir a estrada de calçamento até o Hotel Pedra dos Ventos que fica na serra do Juá em Juatama. Pode-se utilizar também a CE-060, até Quixadá, e seguir a partir de Quixadá o mesmo roteiro anteriormente descrito.
Decolagem: 4 rampas de decolagem, possibilitando decolagens para todos os quadrantes de vento.
Pouso: Pouso gigantesco logo a frente da rampa.
Melhor Época: De julho a janeiro.
Clube Responsável: Federação de Parapente e Asa Delta do Estado do Ceará – FEPACE.
Prós: É asfalto até praticamente a rampa. Até o hotel é asfalto e do hotel até a rampa é calçamento (300 m). Tem condição de vários tipos de voo. Desde o duplo com passageiros leigos até o Cross Country. Visual muito bonito da região.
Contras: A rampa é um pouco rotorizada quando o vento vem do Sul. Não é recomendável manter-se muito baixo nas proximidades da rampa. Caso perca altura tem que optar logo pelo pouso, para evitar pegar o rotor.
Recordes: Parapente, 223.2 Km do piloto Cláudio Pablos, voando SOL LT1 M em 19/07/2020.
Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.
Informações por: João Guy Pinto de Almeida.