Itatiaia / Resende – Rampa do João Pedro – RJ

Altitude: 2.530m

Desnível: 2.100m

Quadrante: S (sul), SW (sudoeste), W (oeste) e NW (noroeste)

Local: Rampa do João Pedro – Parque Nacional do Itatiaia / Resende – RJ

WayPoint: 22°22’51″S 44°42’111″W (-22.380897, -44.702976).

Acesso: O Parque Nacional de Itatiaia fica localizado na Serra da Mantiqueira entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O acesso a rampa de decolagem se dá pela estrada que leva a parte alta do Parque. O parque cobra ingresso de entrada. Depois de entrar no parque pelo Posto do Marcão, pegar a trilha para o Morro do Couto. O carro deve ser deixado no estacionamento do parque. A trilha, de aproximadamente 20 minutos e bem fácil, começa na estrada que leva as antenas, uns 150 m depois de entrar na trilha tem uma saída a direita onde é fácil ver a biruta, e o maciço da Serra Fina do outro lado do vale. A decolagem esta localizada neste ponto.

Atenção, para realizar o voo no Parque Nacional de Itatiaia é necessário pedir autorização na recepção da parte alta do parque (Posto Marcão). Não é permitido fazer voo duplo. Decolagem permitida somente para pilotos com habilitação nível 2 ou superior e afiliados a CBVL, ABP ou FAI.

Decolagem: Rampa Natural, decolagem boa (quando o mato está baixo) e com inclinação adequada. No momento (maio de 2021) somente a decolagem de parapentes esta autorizada, a diretoria do Parque Nacional esta avaliando a operação de voo com os parapentes e irá futuramente abrir a decolagem para asa-delta.

Pouso: O pouso oficial é muito mais um pouso de emergência do que um pouso para ser usado sempre, pois é muito “embaixo” da rampa e mesmo uma vela nível “A” vai passar bem alto sobre ele. É muito melhor usar as inúmeras opções de pouso ao longo da rodovia que liga Engenheiro Passos na beira da Dutra até a Garganta do Registro onde sai a estrada do Parque. Especial ATENÇÃO para não pousar em pastos com gado.

Melhor Época: De abril a outubro. No verão tem dias bons também, mas é preciso cuidado especial com super desenvolvimentos de nuvens, pois o maciço do Parque tende a formar CBs mais rápido que a região a sua volta.

Clube Responsável: Parque Nacional do Itatiaia.

Prós: Um dos voos mais bonitos da região, e se tiver sorte de pegar um dia de teto alto, passar sobre as Agulhas Negras (somente para quem é experiente de verdade) será um voo memorável. Além disso, no voo em direção a rodovia Dutra, o desnível de 2.100 m proporciona um voo bem longo mesmo sem térmicas.

Contras: Meteorologia intensa, ventos fortes e condições que podem ser bem intimidantes. Não é recomendado para iniciantes e muito menos para alunos, pois o pouso é distante demais da decolagem e o instrutor não terá condições de visualizar nem o piloto nem a a direção do vento que pode estar diferente na área de pouso.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações gerais: Infraestrutura com muitas alternativas por conta do turismo voltado ao Parque Nacional, com opções para todos os bolsos, desde acampar na área do Parque até Hotéis Fazenda de primeira linha na região.

Informações por: João Pedro Simonsen.

Última atualização: Março de 2021.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre no Rio de Janeiro

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This