Igrejinha – Rampa do Morro Alto da Pedra – RS

Altitude: 745m

Desnível: 650m

Quadrante: S (sul), SE (sudeste), SW (sudoeste)

Local: Igrejinha – Rampa do Morro Alto da Pedra – RS

WayPoint: 29° 31′ 42.193″ S 50° 50′ 30.865″W (-29.528387, -50.841907).

Acesso: A aproximadamente 80km de Porto a Alegre. Cerca de 7,5 km do centro da cidade, por estrada de chão até a base do morro. Estrada de subida com dois trechos concretados de aproximadamente 150 metros cada um. Qualquer veículo sobe sem problemas.

Decolagem: Rampas naturais amplas permitindo decolagens simultâneas de asa ou parapente. O topo do morro é totalmente plano e descoberto, permitindo que pouse em cima do morro. É um lugar privilegiado pois tem uma cordilheira que sempre salva os pilotos, são 16 km de extensão de lift, que pode levar os pilotos até a rampa do Morro do Ferrabraz em Sapiranga. Da da rampa pode-se visualizar várias cidades, entre elas Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Nova Hartz, e várias cidades do Vale, inclusive do Vale do Rio dos Sinos e Grande Porto Alegre.

Pouso: Pouso oficial quase no pé do morro. Tem cabeceiras amplas, permitindo uma boa aproximação. O pouso exige atenção, pois é suavemente inclinado. No Vale há pouso por todos os lados e estradas de facil acesso as cidades que ficam abaixo, sem falar que o tem sinal de celular em praticamente todos os lugares, facilitando o resgate dos pilotos.

Melhor Época: De setembro a março.

Clube Responsável: Clube Serra Grande de Voo Livre.

Prós: Possibilidade de XC ao longo de 16 km de cordilheira que termina na rampa do Morro Ferrabraz em Sapiranga.

Contras: Condições de voo variáveis de um dia para o outro em função do clima do RS.

Informações gerais: A rampa tem infraestrutura invejável, com estacionamento gigante, bar, banheiros, água e além de tudo é um dos pontos turísticos mais bem visitados da cidade de onde visualizamos as costas do Cristo montado na montanha a frente. O local é palco de diversos campeonatos com o Brasileiro e Sul Brasileiros. A cidade fica na rota turística da serra gaúcha (Porto Alegre/ Gramado/Canela). Em outubro, época excelente para o voo, acontece a OKTOBERFEST, uma das maiores festas do País, depois da festa de Blumenau/SC.

Recordes: Asa: André Wolf,  271 km

Informações por: Zilmar Wayerbacher / Tytto.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa
Achou algum erro ou informação desatualizada?

    Outras rampas de voo livreRio Grande do Sul

    Pin It on Pinterest