Caputira – Rampa do Fié – MG

Altitude: 1.183m

Desnível: 531m

Quadrante: N (norte), NE (nordeste), SW (sudoeste), W (oeste), NW (noroeste).

Local: Rampa do Fié – Caputira- MG

Waypoint: 20° 12′ 55.674″S 42° 13′ 14.902″W (-20.215465, -42.220806).

Acesso: Pela BR-116, entrar em São Pedro do Avaí (distrito de Manhuaçu – MG), percorrer 8 km sentido a Caputira e entrar a esquerda (ponto de referência quadra de futebol de salão) em São Caetano (distrito de Caputira – MG), logo em seguida, assim que chegar na praça de São Caetano, vire a esquerda sentido a rampa de voo livre (no caso de dúvidas perguntar aos moradores do local, pois todos irão saber informar – propriedade em que a rampa se localiza: Fazenda do Domingos, do Sr. Gil – essa é a melhor referência), após virar a esquerda na praça percorra aproximadamente 2,9 km e vire a esquerda na Fazenda do Domingos, onde terá uma placa indicando rampa de voo livre. Após entrar na Fazenda seguir as placas indicativas até a rampa do FIÉ, que está localizada a 7 km (qualquer dúvida perguntar para alguém na sede da Fazenda).

Para quem já estiver na Cidade de Caputira, ir para saída sentido a São Caetano, seguir por aproximadamente 3,8km e virar a direita (ponto de referência Igreja Presbiteriana) em São Caetano (distrito de Caputira – MG), logo em seguida assim que chegar na praça de São Caetano, siga em frente sentido a rampa de voo livre (no caso de dúvidas perguntar aos moradores do local, pois todos irão saber informar – propriedade em que a rampa se localiza: Fazenda do Domingos do Sr. Gil – essa é a melhor referência), após seguir em frente na praça percorra aproximadamente 2,9 km e vire a esquerda na Fazenda do Domingos do Sr. Gil, onde terá uma placa indicando rampa de voo Livre, após entrar na Fazenda seguir as placas indicativas até a rampa do FIÉ, que está localizada a 7 km (qualquer dúvida perguntar para alguém na sede da Fazenda).

A estrada de acesso para a rampa de voo livre, geralmente encontra-se em boa condições de uso, porém em períodos de chuva intensa, temos problemas com a manutenção da mesma, de forma que conseguimos fazer a manutenção das estradas somente após o período dessas chuvas intensas. Chuvas brandas não atrapalham o estado de conservação da estrada. Qualquer veículo sobe, porém é bom evitar carro muito baixo.

Decolagem: Decolagem ampla e gramada, pode ser utilizada tanto para Parapente quanto para Asa Delta.
Possibilidade de decolagem de até 8 equipamentos simultaneamente, porem considerando-se a área total da rampa consegue-se abrir inúmeros equipamentos.

Pouso: Diversas opções de pouso na região, pouso oficial todo gramado, com 30 metros de largura por 500 metros de comprimento.

Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano, porém analisando os melhores voos da rampa, a melhor época é nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março (primavera/verão).

Clube Responsável: Sem registro até o momento.

Prós: Excelente condição de voo e fácil acesso à rampa, facilidade na decolagem, pouso e resgate. Ótima opção tanto para voo local, cross-country, triangulação e para realização de provas de campeonatos. O local sedia etapas do campeonato Mineiro de parapente.

Contras: Sem restrições.

Informações gerais: Além do voo livre, Caputira oferece diversos pontos de beleza natural, turismo rural e boa gastronomia.

Recordes: Parapente: 141.1km do piloto Tulio Subira em 26/09/2018 voando Flow XCRacer M. 

Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações por: Rafael Silva Ferreira Rios.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de asa delta e parapente em Minas Gerais

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This