Caputira – Rampa do Fié – MG

Altitude: 1.183m

Desnível: 531m

Quadrante: N (norte), NE (nordeste), SW (sudoeste), W (oeste), NW (noroeste)

Local: Rampa do Fié – Caputira- MG

Waypoint: 20° 12′ 55.674″S 42° 13′ 14.902″W (-20.215465, -42.220806).

Acesso: Pela BR-116, entrar em São Pedro do Avaí (distrito de Manhuaçu – MG), percorrer 8 km sentido a Caputira e entrar a esquerda (ponto de referência quadra de futebol de salão) em São Caetano (distrito de Caputira – MG), logo em seguida, assim que chegar na praça de São Caetano, vire a esquerda sentido a rampa de voo livre (no caso de dúvidas perguntar aos moradores do local, pois todos irão saber informar – propriedade em que a rampa se localiza: Fazenda do Domingos, do Sr. Gil – essa é a melhor referência), após virar a esquerda na praça percorra aproximadamente 2,9 km e vire a esquerda na Fazenda do Domingos, onde terá uma placa indicando rampa de voo livre. Após entrar na Fazenda seguir as placas indicativas até a rampa do FIÉ, que está localizada a 7 km (qualquer dúvida perguntar para alguém na sede da Fazenda).

Para quem já estiver na Cidade de Caputira, ir para saída sentido a São Caetano, seguir por aproximadamente 3,8km e virar a direita (ponto de referência Igreja Presbiteriana) em São Caetano (distrito de Caputira – MG), logo em seguida assim que chegar na praça de São Caetano, siga em frente sentido a rampa de voo livre (no caso de dúvidas perguntar aos moradores do local, pois todos irão saber informar – propriedade em que a rampa se localiza: Fazenda do Domingos do Sr. Gil – essa é a melhor referência), após seguir em frente na praça percorra aproximadamente 2,9 km e vire a esquerda na Fazenda do Domingos do Sr. Gil, onde terá uma placa indicando rampa de voo Livre, após entrar na Fazenda seguir as placas indicativas até a rampa do FIÉ, que está localizada a 7 km (qualquer dúvida perguntar para alguém na sede da Fazenda).

A estrada de acesso para a rampa de voo livre, geralmente encontra-se em boa condições de uso, porém em períodos de chuva intensa, temos problemas com a manutenção da mesma, de forma que conseguimos fazer a manutenção das estradas somente após o período dessas chuvas intensas. Chuvas brandas não atrapalham o estado de conservação da estrada. Qualquer veículo sobe, porém é bom evitar carro muito baixo.

Decolagem: Decolagem ampla e gramada, pode ser utilizada tanto para Parapente quanto para Asa Delta.
Possibilidade de decolagem de até 8 equipamentos simultaneamente, porem considerando-se a área total da rampa consegue-se abrir inúmeros equipamentos.

Pouso: Diversas opções de pouso na região, pouso oficial todo gramado, com 30 metros de largura por 500 metros de comprimento.

Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano, porém analisando os melhores voos da rampa, a melhor época é nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março (primavera/verão).

Clube Responsável: Sem registro até o momento.

Prós: Excelente condição de voo e fácil acesso à rampa, facilidade na decolagem, pouso e resgate. Ótima opção tanto para voo local, cross-country, triangulação e para realização de provas de campeonatos. O local sedia etapas do campeonato Mineiro de parapente.

Contras: Sem restrições.

Informações gerais: Além do voo livre, Caputira oferece diversos pontos de beleza natural, turismo rural e boa gastronomia.

Recordes: Parapente: 141.1km do piloto Tulio Subira em 26/09/2018 voando Flow XCRacer M. 

Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações por: Rafael Silva Ferreira Rios.

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

    Outras rampas de voo livre

    Pin It on Pinterest