Areias – Pico do Tira Chapéu – SP

Altitude: 2.045m

Desnível: 560m

Quadrante: N (norte), O (oeste), NW (noroeste).

Local: Pico do Tira Chapéu – Areias – SP

Waypoint: 22° 46′ 13.008″S 44° 39′ 33.998″W (-22.770280, -44.659444).

Acesso: Areias esta localizada no Vale do Paraíba, a aproximadamente 250 km da capital São Paulo. O acesso a rampa é feito por caminhada de 4 km e ascensão de 460m, a entrada da trilha é na divisa das fazendas do Pinheirinho e Jardim, na estrada que cruza a Serra da Bocaina entre Silveiras e São José do Barreiro. Bem ao lado do mata burro. As fazendas Jardim e Pinheirinho ficam no alto da Serra da Bocaina, para chegar, o melhor caminho é via Silveiras, Bairro dos Macacos e subir a serra, ou pode-se ir por São José do Barreiro depois subir a serra, seguindo em frente se vê uma placa indicando Pedra do Tira Chapéu na bifurcação. Atenção, pois nos dois casos na divisa das fazendas não há indicação alguma, apenas uma placa meio escondida dizendo que é a divisa da fazenda Jardim.

O Pico do Tira Chapéu (2.088m) é um dos 10 pontos mais altos do estado de São Paulo, e ponto culminante da Serra da Bocaina.

Decolagem: São duas decolagens, uma mais de Oeste e outra mais de Norte, são razoavelmente abertas mas de capim, não tem marcação mas são fáceis de identificar. Tem um degrau na frente que sempre tem uma térmica residente. Deve-se tomar cuidado com a turbulência, especialmente nos ventos mais de Oeste.

Pouso: Diversas opções de pouso na região, a maioria restritos.

Melhor Época: Possibilidad e de voo durante todo o ano, mas fora do período de chuvas é melhor pois durante o verão o local tem grande formação de CBs e a estrada de acesso fica bem difícil quando chove.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Voo muito bonito da serra da Bocaina, pouca gente.

Contras: Acesso somente por caminhada, voo um pouco turbulento e o resgate pode ser muito demorado se pousar fora da serra. Indicado somente a pilotos com bastante experiência de voo (devido a decolagem crítica, pousos muitos restritos ou questões meteorológicas fortes e instáveis)

Informações gerais: Existem várias pousadas no alto da Sera da Bocaina. Areias, faz parte do roteiro da estrada Real, e também é conhecida por sua arquitetura e natureza bem preservada, diversas cachoeiras com quedas incríveis, como a cachoeira do Inácio, Cachoeira do Conde, Caroba e Pilão. a Represa do Funil e a outros pontos da Serra da Bocaina também são visitas obrigatórias.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações por: João Pedro Simonsen.

Última atualização em: Junho de 2020.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de São Paulo

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This