Teutônia – Rampa do Mirante da lagoa da Harmonia – RS

Altitude: 585m

Desnível: 455m

Quadrante: S (sul), SE (sudeste) e E (leste)

Local: Rampa do Mirante da lagoa da Harmonia – Teutônia – RS

WayPoint: 29° 24′ 8.878″S 51° 48′ 4.41″W (-29.402466, -51.801225).

Acesso: A Cidade de Teutônia esta localizada na serra gaúcha, no Vale do Taquari, a 110 km da capital Porto Alegre. A partir da Polícia Rodoviária Estadual no trevo da RS-453 seguir na direção NE até o trevo da Rua Prof. Alfredo Schneider. Entrar rumo norte e seguir por 9,6 km. Siga as placas para a Lagoa da Harmonia. Ao chegar na Lagoa, siga reto passando por porteira em direção ao mirante. Esta estrada é de chão, mas a subida é tranquila para qualquer carro com tração dianteira. A rampa fica no Morro da Antenas, Mirante da Lagoa da Harmonia, local bastante conhecido turisticamente.

Decolagem: O local tem duas opções de decolagens. Uma rampa Sul, gramada com espaço para dois parapentes e uma rampa em estrutura de metal para decolagens de asa delta. Outra opção é a rampa Sudeste com espaço para decolagem de um parapente.

Pouso: Com pouco vento (abaixo de 5 km/h) existem poucas opções de pouso,  é possível pousar ao lado do cemitério após o platô em frente à rampa. Com altura pode-se alcançar diversos pousos alternativos na planície em frente à rampa. Esta condição faz a rampa ser nível 3.

Melhor Época: De outubro a março.

Clube Responsável: AVTVL – Associação do Vale do Taquari de Voo livre.

Prós: Rampa com grandes possibilidade de voo de XC.

Contras: Decolagem pequena e poucas opções de pouso demandam pilotos mais experientes. Atenção com o voo de quadrnate Leste com vento de moderado a forte, o voo se torna bastante turbulento.

Informações gerais: Ótima infraestrutura hoteleira e boa gastronomia. Local turístico, a cidade é conhecida como a capital nacional do canto coral.

Recordes: Parapente: 246.6 km do piloto Marcelo Wickert, voando Ozone Delta 3 S em: 11/12/2017.

Veja o voo do record no site do XC Brasil.

Informações por: Lucas Axelrud.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Últimas rampas de voo livre no Guia 4 Ventos

Rampa do Borges - Formosa - GO

Formosa – Rampa do Borges – GO

Altitude: 1.245m Desnível: 513m Quadrante: E (Leste), NE (Nordeste), SE (Sudeste). Local: Rampa do Borges - Vale do Paranã - Formosa- GO WayPoint: 15° 15' 49.535" S 47° 30' 23.957" W...