Tanque D’Arca – Rampa de Tanque D’Arca – AL

Altitude: 591m

Desnível: 375m

Quadrante: S (Sul), SE (Sudeste), E (Leste), NE (Nordeste), N (Norte), NW (Noroeste)

Local: Rampa de Tanque D’Arca – Tanque D’Arca – Alagoas

WayPoint: 9° 32′ 15.857″S 36° 26′ 52.213″W

Acesso: Dirigir no sentido litoral sul até cruzar a ponte que separa os municípios de Maceió e Marechal Deodoro, 3 km depois da ponte, sair à direita para a rodovia BR-424, até o entroncamento com a rodovia BR-316, virar à esquerda na rodovia BR-316 e seguir em direção à Palmeira dos Índios, entrar à direita, no trevo para Tanque D’Arca. São 100 km do porto de Maceió até o trevo de Tanque d’Arca. Após atravessar a cidade de Tanque D’Arca, seguir à esquerda após terminar o asfalto.

Decolagem: Rampa natural num maciço de pedra.

Pouso: Vários locais para pouso, a partir da base da serra.

Melhor Época: De setembro a março.

Clube Responsável: Clube Alagoas Voo Livre

Prós: Excelente localização para voos de longa distância, pois a cidade está situada “na porta de entrada” do sertão alagoano e fica próxima da rodovia BR-31, que corta todo o sertão de Alagoas e ruma em direção ao sertão de Pernambuco.

Contras: No momento, está em construção o final do acesso à rampa, pois a estrada termina uns 120 metros abaixo do topo da serra, o restante do caminho tem de ser feito a pé.

Informações gerais: Área privada, os proprietários gentilmente cederam acesso ao Clube Alagoas de Voo Livre e seus convidados. Antes de ir à rampa de Tanque d Arca, entrar em contato com o gestor do clube.
O local está em área de reserva ecológica. A cidade não dispõe de rede hoteleira. Informações sobre a cidade estão no site www.tanquedarca.al.gov.br

Recordes: 308km (Recorde Alagoano) pelo piloto Samuel Nascimento (Samuka) voando SOL TR27 em 07/12/2018.

Veja o voo do recorde no XC Brasil.

Informações por: Luis Resende

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Últimas rampas de voo livre no Guia 4 Ventos

Rampa do Borges - Formosa - GO

Formosa – Rampa do Borges – GO

Altitude: 1.245m Desnível: 513m Quadrante: E (Leste), NE (Nordeste), SE (Sudeste). Local: Rampa do Borges - Vale do Paranã - Formosa- GO WayPoint: 15° 15' 49.535" S 47° 30' 23.957" W...