São Sebastião da Bela Vista / Santa Rita do Sapucaí – Serra do Paredão – MG

Altitude: 1.400m

Desnível: 470m

Quadrante: N (norte)

Local: São Sebastião da Bela Vista / Santa Rita do Sapucaí – Serra do Paredão – MG

WayPoint: S 22º 11’ 44” W 045º 44’ 32” (-22.195919, -45.742564).

Acesso: São Sebastião da Bela Vista localiza-se às margens da Rodovia Fernão Dias, a 240 km de São Paulo, a 373 km de Belo Horizonte e a 385 km do Rio de Janeiro. Pela rodovia Fernão Dias (20 km). Cerca de 430 km de Belo Horizonte, 220 km de São Paulo, 43 km de Itajubá. A rampa se localiza na Serra do Paredão e faz parte do Parque Ecológico Municipal, próximo a cidade de Santa Rita do Sapucaí, localizado a aproximadamente a 10km, 30 minutos de distância da praça central da cidade, subida por estrada de chão.

Subida da Serra – A subida à Rampa se dá pela “Estrada da Reserva”, que conduz a Propriedade do CSMVL e também as antenas de telecomunicações. A estrada é pavimentada, com apenas 2km do portão de entrada até o estacionamento, porém estreita e convida a uma subida lenta. Não tenha pressa você não gastará mais do que 15 minutos, para chegar ao cume da Serra do Paredão. Aproveite, curta a paisagem e a natureza. A estrada é pública e único acesso ao topo da reserva. Na subida da serra lembre-se de buzinar nas curvas fechadas e vá devagar, com cautela. Atenção que a via é preferencial para quem está subindo.

Decolagem: Rampa natural, possibilidade de 3 decolagens simultaneamente.

Pouso: Várias áreas de pouso logo abaixo da decolagem, pastos limpos. O oficial é no Pesqueiro Toa-Toa.

Melhor Época: De abril a novembro.

Clube Responsável: Clube Sul Mineiro de Voo Livre – CSMVL.

www.clubesulmineiro.com.br

Prós: Possibilidade de voos a boas distâncias, bom lift de 5 km, excelente local para aprimorar o voo de XC.

Contras: Sem restrições quanto ao voo.

Informações gerais: Boa infraestrutura hoteleira. Frequência de rádio: 144.215. O potencial turístico da Serra é imenso, oferecendo aos visitantes um visual incrível e uma condição especial para a prática do voo livre. As condições aerológicas locais estão entre as melhores do país, especialmente para a prática de modalidade de Cross Country. O contraste da Serra descontinuando uma paisagem de quilômetros de planícies e colinas suaves cria uma condição propícia para o desprendimento de “térmicas”. Assim, pilotos iniciantes na prática do voo de distância sustentam seus voos em condição dinâmica (lift) ao longo dos quase 5 Km do espigão, enquanto aguardam térmicas que os levarão muitos metros acima da Serra para que iniciem seu voo de distância. A Rampa é conhecida nos meios do voo como uma “escola de Cross”.

Recordes: Asa Delta:  267 km do piloto David Brito Filho, voando Wills Wing T2C em 15/02/2017. veja o voo do recorde no site do XC Brasil

Parapente: 222.2km do piloto Leandro Padua, voando Boomerang11 M em 10/09/2017.  Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.

Informações por: Carlos Millan.

Fotos
Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

    Últimas rampas de voo livre no Guia 4 Ventos

    Rampa do Borges - Formosa - GO

    Formosa – Rampa do Borges – GO

    Altitude: 1.245m Desnível: 513m Quadrante: E (Leste), NE (Nordeste), SE (Sudeste). Local: Rampa do Borges - Vale do Paranã - Formosa- GO WayPoint: 15° 15' 49.535" S 47° 30' 23.957" W...

    Pin It on Pinterest