Passa Quatro – Pedra da Mina – MG

Altitude: 2.789m

Desnível: 1.500m

Quadrante: N (norte), NE (nordeste), E (leste), SE (sudeste), S (sul), SW (sudoeste), W (oeste) NW (noroeste).

Local: Pedra da Mina – Passa Quatro – MG

WayPoint: 22º25’41”S 44º50’35”W W (-22.428030, -44.843064).

Acesso: Acesso a rampa é pelo bairro do Paiolinho, próximo a cidade de Passa Quatro, caminhada pesada com uma subida de mais de 1.000 m de desnível com vários falsos cumes. Vale ter o track log para o GPS ou um guia, pois não é difícil se perder no campim elefante.

Decolagem: São muitas decolagens diferentes, uma para cada direção de vento, é possível decolar do cume, ou de outros topos mais baixos próximo ao cume, o mais importante é achar aquele que tem vento de frente. Por ser a montanha mais alta da Mantiqueira e a 4ª mais alta do Brasil, tem decolagens para todos os lados, com vistas espetaculares, de um lado da pra ver o Pico das Agulhas Negras, e do outro o Pico dos Marins e Itaguré. Espetacular! Mas por conta da altitude, precisa ter vento fraco e tempo aberto.

Pouso: O pouso “oficial” é no meio da cidade de Passa Quatro, mas para chegar lá é preciso pegar um par de térmicas. Fora isso tem uma infinidade de pastos muito espaçosos, tanto do lado de Minas como no Vale do Paraíba. Cuidado especial com os ventos de vale, que as vezes aceleram nos vales mais apertados.

Melhor Época: De abril a outubro, com possibilidade de voo durante todo o ano dependendo das condições climáticas.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Voar na montanha mais alta de toda Mantiqueira com vistas espetaculares e decolagens para todos os lados. É um local de voo de montanha (Hike & Fly), com peculiaridades de relevo que modificam os ventos e as térmicas. O voo sobre a cordilheira é especialmente bonito, com cristas e vales impressionantes, e pode-se facilmente identificar a trilha da travessia da Serra Fina, conhecida como mais difícil do Brasil.

Contras: Caminhada bastante pesada para se chegar na decolagem, e muitas vezes o cume está entubado.

Informações gerais: Pousadas em Passa Quatro, são a melhor opção, deve-se começar a caminhada muito cedo, pois fazer a subida em menos de 4 horas é só para os muito experientes na montanha e com equipamento leve. Não tente subir se não tem um equipamento de Hike & Fly, porque a subida é bruta!

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações por: João Pedro Simonsen

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre de asa delta e parapente em Minas Gerais

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This