Ipú – Rampa de Ipú – CE

Altitude: 460m

Desnível: 350m

Quadrante: E | SE | NE

Local: Ipú – Rampa de Ipú – CE

Altitude: 460 metros.

Desnível: 350 metros.

Quadrante: E (Leste), SE (Sudeste), NE (Nordeste).

WayPoint: 4° 17′ 54.366″S 40° 42′ 58.151″W ( -4.298435, -40.716153).

Acesso: Aproximadamente 290 km de Fortaleza pela rodovia CE-257. Para chegar a rampa, de qualquer lugar da cidade, dirija-se à avenida Bezerra de Menezes e dali para a rodovia BR-020 com destino a Canindé. Em Canindé vire a direita com destino a Cidade de Santa Quitéria e a seguir siga as placas até Ipu.

Decolagem: Rampa de Madeira para asa delta e natural para parapente. A estrada que leva à rampa é acessível a carros comuns, exceto na época de chuvas. A área da rampa corresponde a 3 campos de futsal com árvores e abrigo.

Pouso: Fácil, maior que um campo de futebol a direita da rampa com acesso fácil de carro comum e praticamente dentro da cidade.

Melhor Época: Abril a janeiro do ano seguinte (garantido o voo neste período e é possível voar na época de chuva nos dias de bom tempo (com teto baixo).

Clube Responsável: Federação de Parapente e Asa Delta do Estado do Ceará

Prós: Térmicas fortes redondas, excelentes condições para voo de XC e lift agradável a tarde com lindo visual. O voo de XC tem a vantagem de que a região para trás da rampa é plana, sem montanhas ou desníveis. A Prefeitura da cidade de Ipu oferece grande apoio ao voo livre realizando obras de manutenção e melhorias no pouso, rampa e estrada de acesso. A hospedagem é barata e a alimentação de boa qualidade a preços convidativos. Um dos maiores lifts do Ceará com cerca de 20 km.

Contras: Ainda com poucos pilotos residentes na cidade. Caso deseje informações sobre sua visita é interessante consultar os pilotos locais. A região é ainda pouco explorada no voo de XC podendo haver dificuldades nas estradas de acesso.

Informações gerais: Terra da famosa bica que em tupi significa “queda d’água”. O município no pé da chapada da Ibiapaba tem vocação para o turismo de aventura e fortíssimo potencial para a prática do voo livre, eco-turismo e turismo rural.

Recordes: Asa Delta: Marcelo Andrei, 203,10 km, voando Aeros Combat, em 07/11/2007.
Veja o voo do recorde no site do XC Brasil.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre do Ceará

    Últimas rampas de voo livre de asa delta e parapente cadastradas no Guia 4 Ventos

    Guia 4 Ventos - Rampas de Voo Livre - Asa Delta e Parapente

    Cadastre o seu e-mail

    Fique por dentro das nossas novidades.

    You have Successfully Subscribed!

    Pin It on Pinterest

    Share This