Artigos e colunas de Voo livre
Fazendo Transições
Por Herik 02 - Se você voa com a indicação de um variômetro: se ele indica um aumento na taxa de subida, abra sua volta (você pode até mesmo ir reto). Se a taxa de subida diminui, feche sua curva, pois você estaria voando longe do centro da térmica. 03 - Se você entra numa forte térmica com a...
Voando Duplo
Voando Duplo por Sivuca O equipamento O parapente de duplo precisa de um pára-quedas específico para este fim, já que o peso total do conjunto pode chegar a mais de duzentos quilos. Ele deve estar conectado a um bridle que por sua vez, conecta-se ao mosquetão principal. Caso se faça uso do...
Voando com ciência. Voando com consciência
Voando com ciência. Voando com consciência - Nesse momento entra em cena a pilotagem ativa. No momento exato em que o piloto sentir essa diminuição da pressão no lado direito do parapente cabe uma reação do piloto. Essa reação consiste em aplicar o freio direito até um ponto em que o piloto...
O Cumulonimbus
Por Kurt W. Stoeterau Tornar-se um cumulonimbus é o que todo cumulus mediocres sonha. Para tal há uma série de quesitos que precisam ser preenchidos pela atmosfera habitada por ele. Um deles é a existência de uma frente, contudo vamos deixar esse caso de lado, pois nas referidas circunstâncias...
Super orelhas
Por Jerome Dauust - Super orelhas Para sair, liberar as orelhas para dissipar então a energia da rotação endireitando-se em sua selete e fazendo mais 2 ou 3 voltas. Esta manobra exige muito das linhas. Nenhum problema com equipamento novo, mas não faça isto frequentemente. Não faça isto se suas...
Porque voar?
Por Eduardo Vivian Voar não é sentar em uma confortável poltrona de um avião e enclausurado chegar em um local determinado, mas sim decolar de uma montanha e se tornar literalmente um pássaro. Por que voar? Temos vários motivos para voar. Uns estarão buscando os seus limites, outros testando a...
O ar em movimento
Por José Carlos Figueiredo Silva-Portugal - O ar em movimento A circulação geral da atmosfera. A variação do ângulo de incidência dos raios solares à superfície, entre as zonas polares onde é tangencial, e as zonas equatoriais onde é perpendicular, provoca grandes diferenças de temperatura e...
Cuidado com o pouso
Por José Carlos Figueiredo Silva-Portugal - Cuidado com o pouso A prioridade é de pousar com vento de frente. Pousos com vento de cauda pode ser extremamente perigoso. Estimar a nossa velocidade de penetração é extremamente importante. Ter de pousar fora do terreno, por excesso de vento junto...
Decolagem, requisito básico para um bom vôo
José Carlos Figueiredo Silva-Portugal - requisito básico para um bom vôo O Inflado de costas cruzado - Breves noções teóricas e preparação de material - Pré inflado - O levantar a asa até que esteja a voar - A manipulação fina e controlo da asa - A corrida e decolagem Primeira fase: Preparação...
Curva Polar
Por Luciano Miranda Quando você freia a velocidade horizontal diminui em relação ao ar, por isso o seu planeio também muda. A velocidade vertical também se altera. Se você fosse realizar esse "vôo de experiência", o certo seria começar anotando os valores das duas velocidades do parapente,...
Artigos e Colunas+ lidas
Sistemas de circulação no sudeste
Antônio Carlos de Carvalho Melo Filho, divulgado no X Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada - Sistemas...
Dicas para alcançar os céus – Herik Mauerberg
Em seguida vem a realização de que apenas o que te segura à vida são umas pequenas tiras de tecido. Mas, ao...
As dicas de Daniel Shmidt sobre conceitos do voo livre
Parapente / Asa delta – DECOLAGEM - Nível 1+ As vezes eu fico impressionado com a pouca atenção que muitos pilotos...
As dicas de Daniel Shmidt sobre conceitos de vôo parapente
P>1/002: Parapente – EQUIPAMENTO – Nível 1+: Uma vela provavelmente está ruim quando ao infla-la com um vento de...
As dicas de Daniel Shmidt sobre conceitos de voo asa delta
A>1/002: Asa Delta – EQUIPAMENTO – Nível 1+ Não prenda o “hangloop” reserva no mesmo lugar que o principal. Isto...