Santa Bárbara do Tugúrio - Rampa Vale do Japão - MG Imprimir

Altitude: 1.225m. Desnível: 510m. Quadrante: NE

Visual da rampa de voo livre do Vale do Japão em Santa Barbara do Tugúrio - MG

Local: Rampa Vale do Japão - Santa Bárbara do Tugúrio - MG

Altitude: 1.225 metros.

Desnível:510 metros.

Quadrante: NE

WayPoint: -21.304078, -43.546545. Pouso oficial: -21.295757, -43.520792.

Acesso: A rampa esta localizada no Campestre 2, lugarejo que fica a 3 quilômetros da BR 040, a estrada é de terra, em boas condições e possui um trafego razoável de veículos.  O melhor acesso é por Barbacena, MG, para quem vem pela BR 040, sentido a Brasilia DF, entre à direita após o km 726 enfrente ao retorno e para quem vem pela BR 040 sentido ao Rio de Janeiro RJ, após o km 725 faça o retorno e entre na primeira à direita. Siga pela via principal até o Campestre 2, no lugarejo peça informações de como chegar na casa do Sr. Raimundo ou Sr. Moacir, ou perguntar pelo local onde se voa de parapente ou asa delta.

Decolagem: Rampa natural. O terreno da decolagem é uma área particular e pertence ao Sr. Raimundo, para acessar tem de passar pelo terreno do Sr. Donizete. Os veículos chegam próximo a rampa, depois tem uma subida mediana de aproximadamente 200 metros. A decolagem é pelo quadrante NE, sendo possível decolar com o vento Norte e Leste se estiverem fracos. É proibido subir até a rampa com veículos e deixar as porteiras abertas.

Pouso: O pouso oficial fica na comunidade do Japão, o acesso pode ser feito pela Cidade de Santa Bárbara do Tugúrio e por outras duas vias que saem da rampa, porém é bom se informar no local, porque na época de chuva essas vias ficam intransitáveis.

Melhor Época: Possibilidade de voo o ano todo.

Clube Responsável: Clube Vertentes de Vôo Livre.

Prós: Paisagem linda com duas cachoeiras, bom para voos de lift, térmicas e até um preguinho. Existe a possibilidade de pousar na Rampa.

Contras: Estrutura precária, falta divulgação e investimento no local. O problema das vias de acesso ao pouso pela rampa dificultam o resgate na época das chuvas.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações gerais: Opção de hospedagem em Correia de Almeida. Hotel Chalé de Minas.

Informações por: Gustavo Cimino.

Assista um vídeo do local

 

 

 

Mapa de localização

Rampa Vale do Japão - MG

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com