Home Rampas do Brasil Rampas de voo livre - RJ Sampaio Correia - RJ - Rampas de N / NE / L / SE
Sampaio Correia - RJ - Rampas de N / NE / L / SE PDF Imprimir Envie este artigo para um amigo

 

Altitude: 570m. Desnível: 470m. Quadrante: S|SE|N

A rampa de parapente em Sampaio Correia

Venha voar em Sampaio Correia

 

Local: Sampaio Correia - Sampaio Correia - RJ

Altitude: 570 metros

Desnível: 470 metros

Quadrante: S|SE|N

WayPoint: S 22º 50’ 41” W 042º 38’ 90”

Acesso: Pegue a estrada Amaral Peixoto em direção a Sampaio Correia, aproximadamente 70 km do Rio de Janeiro. Após a descida da serra, próximo a Sampaio Correia, entre à esquerda em estrada de terra (ver placa indicativa “Vôo Livre” ). 4,5 km, de estrada de terra, razoável para qualquer carro. Rampa norte mais 7 km, sendo 500 m, em caminhada. Ou, descendo a serra, passe da entrada da rampa e ande mais 500m e vá ao Posto de Gasolina Vôo Livre, ali você encontrará a Biruta do pouso oficial e poderá informar-se com possíveis voadores aguardando companheiros ou mesmo com os frentista sobre o local de pouso mais seguro. Podendo inclusive antes de se deslocar para Sampaio Correia, ligar para o Orelhão do Posto (22 – 2654.7001) e checar com quem atender as condições de vento.

Decolagem: A rampa Norte conta com grande espaço para montagem e decolagem de vários equipamentos, pouca inclinação para decolagem. Ao lado a rampa de orientação NE, para asas em madeira, e natural para parapentes. A última rampa da estrada é a decolagem L, também em pasto e com pouca inclinação próxima ao Cabeção ponto mais alto do voo. O voo de Sudoeste (quando moderado) é muito liso, um dos melhores. O voo de quadrante Norte é o predominante na região.

Pouso: O pouso oficial em Sampaio Correia é no Feno, na fazenda abaixo da rampa S, SE, ao lado do posto de gasolina, lembrando que para chegar lá é necessário garantir a altura para se cruzar a cordilheira e chegar ao pouso oficial. Na “merreca” o pouso garantido é na localidade do Tingui (sem visual da rampa, somente com altura se consegue ver o pouso), onde se chega com facilidade relativa. Pousos alternativos nas encostas dos morros e em pastos. O pouso alternativo logo abaixo da rampa N, é um pouco roubada, pois exige muita caminhada até se chegar em estrada onde talvez se consiga uma carona. Pouso: S 22º 50´ 02.94” e W 42º 35´ 48.28”

Melhor Época: Setembro, com possibilidades de voo o ano inteiro.

Clube Responsável: AVLSC www.avlsc.com.br

Prós: Belo visual, possibilidade de voos a boas distâncias e resgate fácil ao longo da rodovia.

Contras: Pouso abaixo das rampa N / NE requer horas de caminhada, se decolar e ficar baixo, entra-se em área de venturi, perdendo-se altitude bem rápido. Há uma preocupação inicial de quem não conhece o local. Pouso longe e não pode ser visto da rampa.

Informações gerais: ao Pé da Rampa, existem excelentes opções de hospedagem e alimentação como a QG do Voo Livre do Werneck, citada acima, além de outras opções tão boas quanto a referida pousada, basta conferir. Visite http://www.qgdovoolivre.com.br

Tel.:(22) 9734- 2444 | 9216-0797 | (22) 7835 - 2605 ID 81*29875
Auto Posto Voo Livre - Sampaio Corrêa - Saquarema - RJ

Para contato e resgate em caminhão 4x4 ligue: Nextel (22) 7835-7503 ID - 87*11961

Recordes: Parapente: Chapolha ,165 km, voando até Bananal . Asa Delta: Geraldo Nobre e Carlinhos voando até Adrianópolis 91 km.

Informações por: Carlos Millan - millan@guia4ventos.com.br

 

 

Assista um vídeo do local

 


Mapa de localização

Rampa de vôo livre de Sampaio Correia - Sampaio Correia - RJ.

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Guia 4 Ventos edição gráfica

Guia 4 Ventos - Rampas de voo livre do Brasil

Apenas R$ 25,00
+ taxa de correio.

Google Analytics Alternative