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Conheça uma asa delta PDF Imprimir Envie este artigo para um amigo

Uma Asa Delta é construída basicamente por tubos de alumínio e parafusos aeronáuticos, Dacron que é um tecido muito resistente para confeccionar a vela, e fibra de vidro em algumas peças. Pesam em média de 28 kg a 35 kg e o seu comprimento fechada é em média de 5 a 6 metros e aberta sua envergadura chega em média de 12 m.

Uma asa delta pode ser montada e desmontada com muita facilidade e ser transportada por cima de um automóvel. O controle de manobrabilidade de uma Asa Delta é feito através do deslocamento do peso do piloto em relação ao centro de gravidade da Asa. Uma asa pode voar a uma velocidade de 30 até 120 km/h, dependendo do modelo da asa.

 

Conheça suas partes conforme explicações nas fotos abaixo:

 

Asa delta em detalhesExistem 2 tipos que se dividem em 4 modalidades de Asa Delta:

FLEXÍVEIS ou RÍGIDAS


1 - Flexíveis

Tem as velas em tecido (pano), que também podem ser Pano Simples ou
Pano Duplo.

a ) Pano Simples: É quando a asa só tem pano no dorso da asa. Veja na foto o
Leading Edge e a Quilha aparecem no extra-dorso.

b) Pano Duplo: É quando a asa tem pano no dorso e no extra-dorso. Veja na foto que

não é possível ver o Leading Edge nem a Quilha, pois o pano duplo o cobre.

As Asas Flexíveis existem em 3 modalidades: Baixa Performance, Média Performance e Alta Performance.

- ASA DE BAIXA PERFORMANCE - Usada para escola por ter baixa velocidade de
planeio (Asa de Pano Simples)

- ASA DE MÉDIA PERFORMANCE - Usada como saída de escola, para
principiantes(Pode ser de Pano Simples ou ter uma pequena parte de Pano Duplo).

- ASA DE ALTA PERFORMANCE - Também se dividem em 2 categorias: Com King
Post e sem King Post.

- COM KING POST - Usada somente por pilotos que já estão experientes e que
desejam maior planeio e sustentação, conquistando assim maiores distâncias em vôo
(Pano Duplo). São identificadas porque contem um mastro que fica em cima da vela
da asa.

- SEM KING POST - Usada somente por pilotos profissionais, por ser uma asa
com muita sensibilidade de comandos e alta velocidade além de conseguir grande
sustentação, é uma asa de competição (Pano Duplo). São identificadas facilmente por
não ter o mastro que fica em cima da vela da asa.

Asa delta rígida

 

2 - RÍGIDAS - Tem as Asas construídas com Dacron e grande parte ou totalmente em fibra
de vidro. São usadas por pilotos experientes ou profissionais, que desejam maior planeio e
sustentação, é uma asa que tem maior velocidade de planeio mas no pouso pode-se diminuir
bastante a sua velocidade usando os Flaps.

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