Home Artigos e colunas Artigos instrutivos Ground Handling (Por Rob Whittal)
Banner
Ground Handling (Por Rob Whittal) PDF Imprimir Envie este artigo para um amigo

Aqui está uma das melhores e mais fáceis maneiras de melhorar seu vôo: "ground handling" (ou manejo em solo).

É válido dizer que grande parte dos melhores pilotos do mundo demonstra grande habilidade no manuseio de suas velas no solo; não porque são bem dotados ou super homens, mas porque treinam. Treinando, melhoram-se as reações e a compreensão da vela. Procure um belo campo aberto e passe uma hora ou duas inflando e treinando as técnicas de decolagem de frente e de costas. Uma vez que já tenha dominado o básico, não se envergonhe.

Experimente, brinque e aprenda como se recuperar de todos os tipos de situação. Mike Kung é provavelmente o melhor "ground handler" do mundo. Ele tem levado o controle a outros domínios e posso dizer como é impressionante vê-lo azucrinar na decolagem, tocando a rampa onde quer. Sua compreensão sobre o que puxar, quanto e quando é impecável.

Tem muitos conselhos que eu poderia dar, mas acho que o melhor e mais importante é: seja SUAVE. É muito simples de entender.

Se seus comandos (nos tirantes, freios e selete) são suaves e progressivos, a vela reagirá da mesma maneira, suave e previsível. Se, entretanto, você for rude nos comandos, a vela ficará mais difícil de controlar e reagindo imprevisivelmente.

Imagine a vela como sendo uma extensão de seu corpo. Não tenha medo de deslocar o corpo para frente e para trás, de um lado para outro, a fim de manter-se sob o centro do velame. Inflar sua vela no solo é muito mais difícil que sair voando com ela pelo ar! 
Então, além de ser um bom treino de decolagem, irá ajudá-lo em todos os aspectos do seu vôo. Fazendo isto regularmente, você logo chegará na decolagem confiante de que tem o total controle e de que fará uma decolagem perfeita.

Sentir-se confiante é o melhor jeito de começar um vôo, pois significa que todo o resto será bom. No ar, suas novas habilidades adquiridas o ajudarão a ficar mais sensível com os controles e mais atento aos movimentos da vela. Ficará mais fácil relaxar e quando se está relaxado e confiante geralmente são tomadas decisões corretas, tudo isto acrescenta mais prazer a um piloto melhor e mais seguro. Isto significa que você deve praticar e com regularidade até que torne natural.

Só uma vez já ajudará um pouco, mas você se surpreenderá com o que dez sessões poderão fazer: transformação. Pessoalmente, gosto de inflar as velas.

Envolvido com desenhos e testes, faço isto aos montes e sei que isto certamente ajuda muito o meu vôo. Então, manda ver e não fique frustrado se estiver brigando muito. Continue até pegar o jeito.

Boa sorte e que você seja bem sucedido nos "ground handings".

Não se esqueça de usar capacete.

Rob Whittall

Tradução Lucas Machado

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Guia 4 Ventos edição gráfica

Guia 4 Ventos - Rampas de voo livre do Brasil

Apenas R$ 25,00
+ taxa de correio.

Banner
Google Analytics Alternative