Banner
Sobre o uso de orelhas: PDF Imprimir Envie este artigo para um amigo

BIG orelhas, são perigosos?

Trata-se, aparentemente, uma base e manobra bastante discreta, mas de repente veio para o olho do furacão no mundo internacional de parapente. Ele tudo começou em um PG fórum de discussão na internet, há alguns meses:

alguém relataram um mortífero acidente sofrido pelo piloto após uma tentativa de libertar grandes orelhas perto do chão. Logo, o caso tinha gerado debates em diversos PG fóruns em todo o mundo, mas nunca foi provado que o acidente realmente aconteceu. Aparentemente, ele não era nada mais do que uma brincadeira, mas desencadeou um debate interessante sobre esta manobra e como devemos realizá-la melhor. Temos resgatados alguns dos pontos mais importantes do
assunto:

- * Qual é a melhor forma de reabrir as orelhas?
- * Qual é a altura adequada para reabri-las?
- * É o direito manobra para aterragem em caso de capotagem campos? *
- * Será necessário rever os processos de certificação?

Para descobrir mais sobre essas questões que temos surfou através dos mais activa e arguer parapente fóruns na web, a recolha do lote al info e compará-lo com a nossa própria experiência em voar livre, para obter uma melhor compreensão desta manobra e seus riscos.

* Quais são eles? * Devemos começar por dizer que "Big Ears" é uma manobra para a rápida descida em parapente, na qual o piloto puxa o exterior de linhas de A ambos os risers de dobrar as wingtips do planador. Desta forma, nós os
planador fora do seu normal voar configuração e obtemos um maior sumidouro
taxa, uma vez que o planador do espaço é reduzido e temos uma menor voar
superfície. Além disso, o planador da velocidade diminui para baixo, devido,
em parte, à acrescentado
arraste induzido pelo dobrado dicas e os pequenos superfície. Trata-se de
uma manobra
particularmente utilizado para ficar no âmbito e fora de uma nuvem, embora
ainda mantendo
algum deslize e velocidade, ou quando você quiser perder alguns altitude.

Big Orelhas são populares porque é relativamente fácil de executar uma
manobra
e, aparentemente, envolve poucos riscos. É preciso lembrar, no entanto, que
uma
Parapente voando com grandes orelhas em voar já não é na forma como é
destinadas a fazê-lo e, por isso, em determinadas situações, pode
comportar-se
uma forma inesperada.

Um dos principais riscos da utilização de grandes orelhas tem a ver com a
velocidade. Com grande
nas orelhas, a velocidade do planador é mais lento do que a sua velocidade
normal remates, que
coloca o mais próximo a sua barraca planador velocidade (o mínimo exigido
velocidade a que
o planador paragens para voar), um perigo potencial. A velocidade mínima em
que um
planador pode voar difere de uma asa para outra e que depende de sua
caimento original de fábrica e os reais em voo planador é o peso
desempenho. Se qualquer circunstância extra planador do ar reduz a
velocidade um pouco mais
-como aplicar mais freio, uma mudança brusca na velocidade do vento,
turbulências,
etc - quase certamente vamos colocar o planador no estábulo.

* "Big BIG Orelhas e ouvidos" * É preciso distinguir entre as grandes
orelhas e big-BIG
Orelhas. Os primeiros são os que obtemos quando puxar apenas uma linha de
cada
lado do planador. Eles geralmente reabrir em suas próprias na maioria dos
planadores e em
alguns, é ainda necessário manter as linhas de modo as pontas não vai
reabrir
imediatamente. Pequenos Grandes Orelhas ligeiramente aumentar e diminuir a
velocidade de imersão do planador
velocidade.

* * BIG orelhas: A maioria dos presentes planadores têm 3 linhas em cada um
de forma ascendente se
o piloto puxa 2 linhas de cada ele será realmente a partir do enforcamento
seu centro de dossel, com apenas cerca de 4 células abertas. Big-big orelhas
do aumento
afundar uma taxa muito e também reduzir a velocidade do ar-planador,
colocando -
perigosamente perto de stall velocidade, a principal causa de incidentes.
Esta é a razão pela qual
é aconselhável utilizar a velocidade bar em simultâneo com grandes orelhas.

Cada piloto deve aprender a executar e controlar a utilização de grandes
orelhas porque
é uma manobra que pode nos dar segurança e conforto para a pilotagem, mas
há mais algumas coisas que temos de ter em mente antes de utilizar grandes
orelhas
apenas para nada ...
* Sentimento e progressão: * Alterações na arvore de suas características
planador pode ser muito visível quando se utilizam grandes-orelhas grandes,
mas pode ser quase
imperceptível com pequenas e grandes orelhas para pilotos inexperientes.
Para este
razão, recomendamos a praticar grandes orelhas, a fim de conhecer a
características particulares do planador voamos e aprender todas as
respostas às
perguntas como estas: Quanto é que o planador reduzir a sua velocidade? Does
it
reabrir sem freio de entrada? Se for necessário utilizar travões, quanta
bombeamento é necessária? E assim por diante.

Ser bom, não puxe a linhas ou travões agressivamente, fazer seu movimento
gradual, e progresso passo a passo. Estas são algumas essenciais de
segurança
questões.

* Erros? * O primeiro erro muito comum é a de puxar ambas as linhas A, no
mesmo tempo e com muita energia ... e causando um colapso frente. Este tipo
de ruptura tende a recuperar rapidamente com um bom puxar dos travões, mas
não é algo que queremos fazer. Algumas pessoas pensam que é melhor para
puxar um
ouvido em primeiro lugar e, em seguida, ao contrário, para evitar a
possibilidade de um frontal
colapso. Temos de tirar as linhas de uma maneira sólida, mas não exagerar
a força que você utiliza.

Reabertura das orelhas é outro facto que temos de considerar. Freio bombas
devem
força o ar para voltar a entrar nas células do dobrado peças de modo a que o

planador reinflates, mas nunca se esqueça de que estamos voando a uma
velocidade que é
mais lento do que o normal, assim que nossos bombas não devem ainda mais
lento o planador.
Dependendo das condições do ar (se houver vento forte cara, se o local
tem importantes gradientes vento, se for turbulento, etc) que podem optar
por
bomba de um lado primeiro e depois o contrário, utilizando bombas de curto e
rápido
deixando o ala recuperar seu vôo antes de travagem do outro lado.

Iniciante pilotos devem praticar esta frequência (e muito alta) para
adquirir
a necessária lisura de uma forma segura, forma progressiva.

Por outro lado, como Parapente concepção evoluir e desenvolver, planadores
são
mais fácil e mais acessível. Actualmente, quase ninguém pode voar e este
dá uma falsa sensação de segurança para pilotos que pensam que, se uma mosca

"seguro" planador eles terão de se preocupar com nada. Isso explica um dos
os erros mais comuns média pilotos fazer: exagerar, ou o excesso de controle
sobre
os freios. Uma agressiva abertura de grandes orelhas, isto é, puxar o freio
mais
do que o necessário em tempo e intensidade, pode causar o travamento de
planador,
especialmente se as condições turbulentas ou se acharmos vento gradiente.

É possível ir para baixo com grandes orelhas até muito perto do chão, mas
este
é seguro somente se houver certas condições para isso: laminar do vento, um
lugar
com pouca ou nenhuma inclinação a todos, sem possibilidades de turbulências,
e um
piloto que sabe o seu comporta planador e tem boa experiência em todos os
arvorando condições.

Aconselha-se a abrir os ouvidos com altitude suficiente para recuperar
eventuais
incidentes (mais de 60m) e executar curto bombas.

Outra boa maneira de reabrir grandes orelhas, em peso, é a transferência
contínua de
um lado para o outro. O wingtips irá reabrir suavemente, sem necessidade de
travagem, mas temos de ser experiente em pilotagem activa com o corpo, e
desempenhar uma adequada arreios que não irá limitar o uso de nosso peso
corporal.

* O que é bom, é bom ... * Parece haver uma tendência para utilizar grandes
orelhas quando
tentando terra em uma pequena área. Isso é algo com que muitas iniciante
confiàvel pilotos experimento, em vez de praticar boas aterragem
aproximações! O direito deve ser progressão para saber como ir até o seu
ponto de desembarque realizando SS, 8s ou mesmo pequenos wingovers, algo que
você
após conseguir fazer como muitos reto-and-down voos possível. Big orelhas
deve vir mais tarde. Quando se utiliza grandes orelhas, o piloto não pode
usar os freios de forma
tem menos controle sobre a direção do planador, a menos que nós usamos peso
turnos
corretamente, algo novato pilotos devem praticar com muita frequência. Além
disso, perto de
no terreno, existem outros riscos que temos de ponderar.
* Não perto do chão! * O uso de grandes orelhas perto do chão é aconselhável

em determinadas situações de emergência. A mudança do planador quando da
incidência
puxar orelhas grandes que é particularmente grave perto do terreno para 2
razões:

- 1. É aí onde você tem mais chances de encontrar turbulência, ou ser
afectadas pelo vento gradiente (menos vento que chegar mais perto da
terra), que
aumenta o risco de bloqueio do planador (mesmo se você não fizer nada
para
a) ou induzir uma situação de emergência na tentativa de reabrir as
pontas.
- 2. Ser baixo dá-lhe pouco tempo para reagir e recuperar o seu normal
voando, no caso de você ter qualquer incidente. Enquanto não são
totalmente treinados
em lidar com situações de emergência rápida e segura, puxando grandes
orelhas próximo
o terreno é uma dupla imprudência.

* Altitude de aprendizagem * Para esta e outras manobras básicas de
segurança, como
colapsos ou B "stall", é aconselhável a ser acompanhados e com um mínimo
altitude de 200 a 300m acima do nível do solo, e fora do penhasco. Na
início, essas manobras simples pode causar algum estresse para o piloto e
levá-lo a cometer erros, tais como o excesso de reações (o controle) e seus
consequências-colapsa. Nesta situação, um DHV 1 ou 1-2 planador vai virar
entre 180 º e 360 º e recuperar mesmo sem nenhuma entrada do piloto, mas
vai certamente perder algumas boas metros durante o processo. É bastante
claro que um tal erro quando você estiver apenas 30m acima do nível do solo
poderia
ter um mau fim.

Sobre o big-big ouvidos Quando você é experiente o suficiente (o que
significa que muitos voar
horas, e centenas de grandes orelhas ou outras manobras básicas), você pode
tentar
big-orelhas grandes. Fá-lo com um monte de altitude do primeiro tempo e
dedicar especial
atenção para a perda de ar de velocidade, uma vez que, como já mencionado
anteriormente, este
manobra pode colocar-nos perigosamente perto stall velocidade. Nesse
momento, uma súbita
mudança na velocidade do vento pode jogar-nos uma má truque. O uso da barra
de velocidade
pode reduzir o risco. Puxe a barra de velocidade após puxar sua grande
orelhas. Velocidade,
neste caso, como em outros, significa segurança.

Na competição XC ou voar, é comum e até necessário estar familiarizado
com as grandes orelhas técnica. Sob as nuvens geralmente há alguns
forte turbulência e elevadores. Isso torna mais difícil para ir rápido, pois
você
tem que usar os freios o tempo todo para compensar os movimentos. Nesses
condições, é possível navegar sob as nuvens, "controlar" o
elevador e promovem a boa velocidade, se você usar orelhas grandes e puxar a
barra de velocidade
para o topo. Escusado será dizer, é uma técnica apenas para muito experiente

pilotos.

* Recomendações básicas para os grandes orelhas: *

- Não utilizar grandes orelhas perto do chão
- Reabra-los gradualmente, evitando a entrada agressiva.
- Big-big orelhas são seguras se você usar a barra de velocidade (em
primeiro lugar, puxar as orelhas
para baixo e, em seguida, puxar a barra de velocidade. Solte a
velocidade bar antes reabertura).
- Pratique mudando o peso corporal. Isto também é útil para a liberação
do
orelhas sem utilizar os travões. Peso turnos consecutivos de um lado e
depois para o outro, repetindo até as pontas reabrir. Isso pode demorar
um pouco
superior a bombagem, mas que reduz o risco de stall. Peso mudança é
também
útil para manter o planador do curso quando estiver bombeando um lado
(você peso
mudança para o lado oposto, e contribuir para o processo).

Situações de emergência * * Alguns dias você terá que fazer uma aterragem de
emergência,
e, nesse caso, é melhor ter as orelhas reaberto no momento da
chamejar para o final do desembarque. Além disso, no vento forte ou muito
turbulentos
situações grandes orelhas lhe dará alguma estabilidade extra e vai reduzir o

risco de colapso (o planador é desmoronado já!). Em tais situações, é
é melhor para manter os grandes orelhas ao solo, como a velocidade vertical
nunca
ser muito elevado.

* Possíveis respostas: * Para resumir, podemos responder a algumas das mais
debatidas
PG perguntas em fóruns (não vamos considerar o caso relatado como parece
que nunca aconteceu ...):

* Qual é o caminho certo para reabrir as orelhas? * Por um lado primeiro e
bombeamento
em seguida, o outro você pode reduzir o risco de "stall", mas se você fizer
isso também
agressivamente poderia induzir um lado do planador para parar de voar.
Assistir
planador do seu comportamento e deixá-lo recuperar a sua velocidade antes de
voar puxando
o oposto do freio. Faça o seu movimento suave e gradual.

* Segurança altitude: * A maior parte das vezes, seria melhor manter os
ouvidos até
a final flare ou abri-los em uma grande altitude (m 60).

* É o direito manobra para aterragem em caso de capotagem campos? * Uma vez
que existe
são mais simples e menos arriscada formas de abordagem para uma LZ (8s, bom
wingovers)
orelhas grandes não podem ser os mais adequados manobra, uma vez que o
piloto não pode usar
os travões e, portanto, tem menos controle sobre a sua direcção. Além disso,

é um maior risco de gerar situações indesejáveis ao tentar reabrir
eles em baixas altitudes. Se não há outra escolha, melhor manter os ouvidos
até que seus pés tocam o chão.

* Será necessário rever os processos de certificação? * Este é provavelmente

não o problema. O que é realmente necessário é rever a instrução dada
a novos pilotos. As certificações são guias, indicadores sobre o nível de
qualificação
obrigado por um piloto a voar um certo asa, mas não garanto que
"nada" irá acontecer se não cometer erros. Parapente é um desporto que
envolve alguns riscos e que todos deveriam fazer os nossos maiores esforços
para mantê-lo como
seguro quanto possível.

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
 

Guia 4 Ventos edição gráfica

Guia 4 Ventos - Rampas de voo livre do Brasil

Apenas R$ 25,00
+ taxa de correio.

Banner
Google Analytics Alternative